Julho 2016 vol. 2 num. 7 - 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica

Artigo - Open Access.

Idioma principal

Função renal de pacientes em uso de Everolimo associado a diferentes imunossupressores em terapia após transplante hepático.

NOGARA, Marcelo Augusto Scheidemantel ; ANDRADE, Beatriz Bandeira de ; BATZNER, Clarissa Novello ; SARTORI, Geovana Penteado ; ANDRADE, Leonardo Bandeira de ; LERSCH, Lucas Selistre ;

Artigo:

O estudo observou as possíveis diferenças significativas na taxa de filtração glomerular (TGF) de pacientes que utilizam o medicamento Everolimo (pertencente à classe dos inibidores do Mtor) associado a inibidores da calcineurina (Ciclosporina ou Tacrolimus), comparados aos que utilizam Everolimo associado a agentes antimetabólicos (Mofetil Micofenolato) e aos que utilizam Everolimo associado a outro inibidor do Mtor: o Sirolimo. Foram utilizados dados de prontuários de 23 pacientes em acompanhamento no Hospital Santa Isabel (HSI) de Blumenau – Santa Catarina (SC), em terapia imunossupressora pós-transplante hepático. A coleta de dados foi realizada através de busca ativa dos prontuários entre janeiro e setembro de 2014 no HSI – Blumenau (SC). Os pacientes responderam a um termo de consentimento livre e esclarecido antes da inclusão no estudo. A análise dos resultados ocorreu de setembro à dezembro de 2014, utilizando-se o programa Microsoft Excel 2010. A taxa de filtração glomerular estimada foi calculada pela fórmula MDRD, através do programa QxMD Software. O grupo de pacientes que apresentou piores taxas de filtração glomerular (TGF) foi o que estava em uso associado de Everolimo e Sirolimo (média TGF: 24,74 mL/min/1,73m2). Pacientes em uso associado de Everolimo, Tacrolimus e Micofenolato apresentaram uma TGF média de 62,89 mL/min/1,73m2, e o grupo em uso de Everolimo e Micofenolato, TGF média de 65,44 mL/min/1,73m2. As melhores taxas de filtração glomerular estimadas encontraram-se entre os pacientes em associação terapêutica de Everolimo e Tacrolimus, com média de 101,57 mL/min/1,73m2. Dez pacientes estavam com o prontuário incompleto em relação aos dados necessários para cálculo da função renal, e foram, portanto, excluídos desta análise do estudo. Com o presente estudo foi possível observar que o uso de Everolimo associado ao Tacrolimus apresentou uma melhora importante na TFG em relação às demais combinações estudadas. Contudo, sabemos das limitações impostas ao presente estudo devido à reduzida amostra. Ainda são necessários outros estudos a fim de encontrar a melhor associação farmacológica para o seguimento de pacientes transplantados.

Artigo:

Palavras-chave: imunossupressores; transplante hepático; taxa de filtração glomerular,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-xiiicgcm-1458435846

Referências bibliográficas
Como citar:

NOGARA, Marcelo Augusto Scheidemantel; ANDRADE, Beatriz Bandeira de; BATZNER, Clarissa Novello; SARTORI, Geovana Penteado; ANDRADE, Leonardo Bandeira de; LERSCH, Lucas Selistre; "Função renal de pacientes em uso de Everolimo associado a diferentes imunossupressores em terapia após transplante hepático.", p. 164-166 . In: In Anais do 13º Congresso Gaúcho de Clínica Médica [=Blucher Medical Proceedings, n.7, v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-xiiicgcm-1458435846

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações