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FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PROJETUAL EM CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

BASICS INFORMATION DESIGN MANAGEMENT IN ARCHITECTURE AND URBAN PLANNING UNDERGRADUATION COURSE

Rêgo, Rejane de Moraes; Carreiro, Patrícia Porto;

Artigo Completo:

O artigo relata a experiência didático-pedagógica realizada na disciplina “Informática aplicada à Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo II (InfoAU-II)” do Curso de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Pernambuco. Considerando que apesar do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na projetação em arquitetura e urbanismo estar sedimentado, observam-se dificuldades na adoção de gestão da informação por profissionais, acarretando em retrabalho, perda de informações e comprometimento do trabalho colaborativo. Nesse contexto, a disciplina tem como objetivo apresentar a projetação como um processo colaborativo e de gestão de informação. Baseada em princípios da pesquisa-ação, a experiência foi bem avaliada pelos estudantes, em todos os semestres de sua aplicação, os quais registraram mudança de procedimento na gestão da informação, melhoria do compartilhamento das informações projetuais e o consequente aumento de produtividade. Contudo, assinalaram a dificuldade de manter os procedimentos definidos pelas diretrizes de gestão. A experiência tem contribuído para que estudantes de períodos iniciais compreendam a projetação como um processo de gestão da informação e explicitado a importância da rastreabilidade e compartilhamento de informação.

Artigo Completo:

The article reports the didatic and pedagogical experience that took place in the course “Informatics applied to Architecture, Urbanism and Landscape II (InfoAU-II)”, of the Architecture and Urbanism undergraduation course - Federal University of Pernambuco. Although the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in architecture and urbanism design to be established, it is possible to verify difficulties in adopting information management by professionals, resulting in rework, loss of information and time, disturbing the collaborative work. In this context, the course aims to present the design process as a collaborative and information management activity. Based in action-research methodological principles, it was well evaluated by students in all semesters’ application. The students recorded procedure changes in their information management, improving the information sharing process and, consequentially, increase in productivity. However, they point out their difficulty of keeping the defined in the management guidelines. The experience has contributed to students in earlier periods understand the design as an information management process and show the significance of traceability and information sharing.

Palavras-chave: Gestão da informação. Projetação. Arquitetura. Urbanismo. Ensino., Information management. Designing. Architecture. Urban Planning. Teaching.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-tic2015-055

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Como citar:

Rêgo, Rejane de Moraes; Carreiro, Patrícia Porto; "FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO PROJETUAL EM CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO", p. 616-629 . In: Anais do VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção - TIC2015 [=ANTAC e Blucher Engineering Proceedings]. Porto Alegre: ANTAC; São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-tic2015-055

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