Setembro 2014 vol. 1 num. 2 - V Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Física computacional aplicada no ensino de física nuclear

Felipe, P. S. ; Paschoa, A. ; Junior, V. ; Passamai, J. L. Junior ; Pinheiro, C.J.G. ;

Artigo Completo :

Há muitas décadas países desenvolvidos e emergentes buscam soluções para o problema da falta de energia. A energia nuclear, por ser uma forma de energia limpa, tem sido uma dessas soluções, porém, ainda produz muito pavor ao ter seu nome pronunciado. Com intuito de minimizar esse pavor, aumentar o conhecimento e o número de profissionais na área nuclear diversas universidades optaram pela disciplina Física das Radiações como parte do currículo dos cursos de Física. Em alguns cursos a disciplina é obrigatória (Física Médica), optativa nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física e eletiva em outros cursos (Biologia, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos). Os temas radioatividade e energia nuclear também têm sido estendidos ao ensino médio. A Física das Radiações se interessa na transferência de energia da radiação para matéria após as interações. A Física das Radiações é a base para um curso de Física Nuclear. Neste trabalho visamos estudar a desintegração nuclear utilizando programação em Python com intuito de compreender melhor o conceito de radioatividade. Os resultados mostram o potencial da Física Computacional no Ensino de Física das Radiações.

Artigo Completo :

Palavras-chave: Radiação ionizante, Python, Radioatividade,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/phypro-ecfa-019

Referências bibliográficas
  • [1] YOSHIMURA, E. M. Revista Brasileira de Física Médica, 3(1): 57-67, 2009.
  • [2] DANIEL, H. U. Estudo Sobre o Gás Ozônio Formado no Processo de Irradiação Industrial com Cobalto-60 e seu Impacto no Meio Ambiente. Dissertação (Mestre em Ciências em Tecnologia Nuclear) IPEN, USP, 2013.
  • [3] MILANEZ, J. V.; ALMEIDA, R. D.; DO CARMO, F. S. Revista Ciências do Ambiente, On-Line, vol. 2, número 1, 2006.
  • [4] OKUNO, E.; YOSHIMURA, E. M., Física das Radiações. São Paulo: Oficina de Textos: 2010.
  • [5] CHUNG, K. C., Introdução à Física Nuclear – Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2001
  • [6] TAUHATA, L.; SALATI, I. P. A.; DI PRINZIO, R.; DI PRINZIO, A. Radioproteção e Dosimetria: Fundamentos. 5ª revisão. Rio de Janeiro, IRD/CDTN, 2003.
  • [7] de OLIVEIRA, P. M.; de OLIVEIRA, S. M. M., Física em Computadores – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
Como citar:

Felipe, P. S.; Paschoa, A.; Junior, V.; Passamai, J. L. Junior; Pinheiro, C.J.G.; "Física computacional aplicada no ensino de física nuclear", p. 39-40 . In: Anais do V Encontro Científico de Física Aplicada [= Blucher Physics Proceedings, n.1, v.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-ecfa-019

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações