Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE INGLÊS NA CIDADE DE VITÓRIA, ES

ALMEIDA, Christine Sant´Anna de ;

Artigo Completo:

Este artigo reporta um estudo de caso que teve como objetivo identificar as necessidades formativas dos professores de Língua Inglesa em exercício na rede municipal pública de ensino de Vitória, ES. O propósito do estudo foi examinar em que medida o processo formativo oferecido por essa instituição empregadora atendia às necessidades dos docentes. Para tanto, foi conduzida uma análise de necessidades com esses professores, fazendo uso de questionário com os docentes. A Prefeitura Municipal de Vitória também foi ouvida por meio de realização de entrevistas com os gestores do processo formativo. Os resultados revelaram que o processo formativo oferecido não atendia às necessidades dos professores. Tal resultado motivou a elaboração, a título de ilustração, de um roteiro sugestivo de ações formativas. Tal roteiro atende às exigências e preceitos de documentos diretivos e vai ao encontro do que os estudiosos da área sugerem como desejável para a formação contínua de professores de Língua Inglesa e das necessidades manifestadas pelos professores pesquisados. O roteiro sugestivo foi elaborado em forma de uma proposta curricular com descrição detalhada dos encontros a serem realizados em um ano letivo, contemplando assim as necessidades apontadas pelo grupo de docentes participante e opções de tentativas de soluções para as demandas apontadas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: formação contínua de professores de inglês; análise de necessidades; professores de inglês de escola pública,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-016

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, C. S. de. A formação contínua de professores de língua inglesa da rede municipal pública de ensino de Vitória, ES, à luz da análise de necessidades. 2014. 228 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
  • [2] BURNS, A. Collaborative action research for English language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
  • [3] GALINDO, C. J.; INFORSATO, E. C. Manifestações de necessidades de formação continuada por professores do 1º ciclo do ensino fundamental. Dialogia (UNINOVE), [S.l.], v. 7, p. 63-78, 2008.
  • [4] KUMARAVADIVELU, B. Language teacher education for a global society: a modular model for knowing, analyzing, recognizing, doing, and seeing. New York: Routledge, 2011.
  • [5] OLIVEIRA, R. S. Por uma prática reflexiva no ensino de línguas estrangeiras: saberes e diálogos. 2010. 367 f. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010.
  • [6] RODRIGUES, A.; ESTEVES, M. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.
  • [7] SANTANA, A. C. M. As percepções sobre as necessidades de formação continuada dos gestores e dos professores de língua portuguesa e inglesa: algumas reflexões. 2010. 203 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2010.
  • [8] VILLANI, F. L. As crenças do professor e suas repercussões na sala de aula de língua inglesa na Escola Pública: o Olimpo está mais próximo do que parece... 2010. 168 fls. Tese (Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
  • [9] VITÓRIA. Decreto 12.666. Estabelece a forma de organização e regulamenta o funcionamento das unidades administrativas da Secretaria de Educação. Vitória, 2006a. Disponível em: . Acesso em: set. 2012.
  • [10] ______. Lei Complementar 3. Institui e regulamenta o Sistema de Avaliação Especial de Desempenho para Servidores em Estágio Probatório. Vitória, 2008. Disponível em: < http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Arquivos/2008/LC3.PDF>. Acesso em: abr. 2014.
  • [11] ______. Secretaria Municipal de Educação. Documentos Norteadores do Ensino Fundamental. Diretrizes curriculares para o ensino fundamental. Vitória, 2004a. Disponível em: . Acesso em: mar. 2013.
  • [12] ______. Secretaria Municipal de Educação. Documentos Norteadores do Ensino Fundamental. Diretrizes curriculares para o ensino fundamental: língua estrangeira – Inglês. Vitória, 2004b. Disponível em: .Acesso em: mar. 2013.
  • [13] ______. Secretaria Municipal de Educação. Subsecretaria político-pedagógico. Gerência de formação e desenvolvimento em educação. Política de formação continuada para os profissionais da educação no sistema municipal de ensino de Vitória. Vitória, 2007. Disponível em: . Acesso em: mar. 20
  • [14] WALLACE, M. J. Action research for language teachers. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Como citar:

ALMEIDA, Christine Sant´Anna de; "FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DE INGLÊS NA CIDADE DE VITÓRIA, ES", p. 193-208 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-016

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações