Poster Resumo - Open Access.

Idioma principal

FOOD DESIGN: UM ESTUDO PARA A MELHORIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS

Guimarães, Letícia Hilário ; Silva, Bárbara Maria Martins da ; Santos, Lucas de Castro ; Lacerda, Ana Carolina Godinho de ; Barbalho, Thalita ; Engler, Rita de Castro ;

Poster Resumo:

As inovações sociais são compreendidas como uma alternativa para desafios modernos e, aliadas ao design, apresentam a capacidade de atenuar e solucionar problemas complexos, como a obesidade infantil. A vida agitada e o stress colaboram para a deterioração dos padrões alimentares da população. Dessa forma, o consumo de produtos industrializados ricos em gordura, açúcar, sódio e pobre em nutrientes têm aumentado significativamente. As estratégias de marketing, como propagandas, embalagens atraentes e brindes, contribuem ainda mais com esse processo, causando a elevação das taxas de obesidade infantil. O design, nesse cenário, se insere como instrumento eficaz para modificar os atuais hábitos alimentares. Dessa forma o design criativo e estratégico incentiva hábitos mais saudáveis, saindo do campo do produto e configurando-se como meio capaz de proporcionar qualidade de vida. Baseado nesse entendimento, o projeto tem como proposta solucionar esse problema complexo por meio da visão do Food Design. Compreender o atual contexto da alimentação das crianças, identificar alternativas de alimentos saudáveis e atraentes, e analisar as possibilidades de inserção de novos pratos no contexto dos alunos são objetivos práticos da proposta. A metodologia é caracterizada por pesquisa quanti-qualitativa, em formato de estudo de caso, na Escola Municipal Dr. Cristiano Otoni em Pedro Leopoldo/MG. São desenvolvidas de forma extensionista, oficinas lúdicas, quadro de incentivos e dinâmicas com a comunidade, a fim de minimizar hábitos alimentares não saudáveis. Para viabilizar o projeto, foram realizadas parcerias entre a Escola de Design/UEMG por meio do Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec) e os órgãos competentes do município. Entende-se que o design pode contribuir para o desenvolvimento de comunidades por meio de práticas que visam o bem estar social.

Poster Resumo:

Palavras-chave: Food Design; Obesidade Infantil; Projeto Extensionista; Comunidade de Pedro Leopoldo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0507

Referências bibliográficas
Como citar:

Guimarães, Letícia Hilário; Silva, Bárbara Maria Martins da ; Santos, Lucas de Castro; Lacerda, Ana Carolina Godinho de; Barbalho, Thalita; Engler, Rita de Castro; "FOOD DESIGN: UM ESTUDO PARA A MELHORIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS", p. 5573-5574 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0507

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações