Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

FLAT DESIGN APLICADO AO DESIGN DE INTERFACES: UMA ANÁLISE ACERCA DA ESTÉTICA VISUAL E DA USABILIDADE DA TENDÊNCIA FLAT

Esteves, Jéssica Rodrigues ; Mülling, Tobias ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o resultado de uma análise sobre o Flat Design, uma tendência estética contemporânea utilizada no design de interfaces. Com base na observação recorrente do uso da estética, bem como na sua popularização entre designers e usuários, a pesquisa se propõe a identificar o Flat Design enquanto tendência, abordando os fatores tecnológicos que contribuíram para sua difusão do mercado; propondo uma breve abordagem sobre o web design responsivo, mostrando de que maneira o flat pode contribuir na implementação desta prática; analisando projetos de interface que contemplem o uso do Flat Design, sistematizando as características visuais do flat enquanto tendência; discutindo acerca da usabilidade e interação, identificando eventuais falhas no processo de entendimento dos elementos da interface. Com base nas análises, foi possível apontar algumas vantagens e desvantagens do Flat Design enquanto tendência estética. Assim, a pesquisa propõem a refletir acerca da tendência flat, discutindo sobre estética e usabilidade com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do campo de estudo sobre estética no design de interfaces.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Interface; Web Design; Estética; Flat Design,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0427

Referências bibliográficas
  • [1] BUDIU, Raluca. Ios 7 user-experience appraisal. Nielsen Norman Grupo, 19 outubro 2013. Disponível na internet http em: . Acesso em 13 jan 2016.
  • [2] CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2004.
  • [3] DOLLAGHAN, Kelsey Campbel. O que é Flat Design? Gizmodo, 24 maio 201 Disponível na internet por http em: Acesso em 10 ago 2016.
  • [4] LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.
  • [5] LUPTON, E.; PHILLIPS, J. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
  • [6] MARCOTTE, Ethan. Responsive Web Design. Nova Iorque: A book apart, 2011
  • [7] MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosvembro 2012. Disponível na internet por http em: . Acesso em 13 jan 2016
  • [8] NORMAN, Donald. O design do dia-a-dia. Rocco 2006.
Como citar:

Esteves, Jéssica Rodrigues; Mülling, Tobias ; "FLAT DESIGN APLICADO AO DESIGN DE INTERFACES: UMA ANÁLISE ACERCA DA ESTÉTICA VISUAL E DA USABILIDADE DA TENDÊNCIA FLAT", p. 4984-4996 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0427

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações