Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA ERGONOMIA INFORMACIONAL NA ANÁLISE CRÍTICA DE PROJETOS GRÁFICOS

SILVA, João Carlos R. Plácido da ; SILVA, José Carlos Plácido da ; PASCHOARELLI, Luis Carlos ;

Artigo Completo:

O presente estudo demonstra a possibilidade do uso de atributos da ergonomia informacional na análise crítica de projetos gráficos. Após uma revisão dos temas que norteiam o assunto, a partir da fundamentação teórica, o objetivo foi o de direcionar o estudo e estabelecer os métodos para avaliação. Assim foram considerados os temas como ergonomia, metodologia, análise crítica e o método experimental. Estabelecido o método específico para o estudo e incluído a análise crítica em duas etapas, foi possível o desenvolvimento deste artigo, com a participação de projeto de estudantes universitários. Os resultados dos projetos foram avaliados por especialistas. Desta avaliação pode-se afirmar que nas situações em que foi empregada a análise crítica direcionada, os resultados apresentaram melhores índices.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-7025

Referências bibliográficas
  • [1] BOMFIM, G. A., ROSSI, L. M., NAGEL, K.-D. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ,1977.
  • [2] DUL, J.; WEERDMEESTER, B. Ergonomia prática. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2004.
  • [3] LINDEN, J. C. S. V. D. et .al, A evolução dos métodos projetuais. Anais do 9P&D Design. AEND – Brasil, 2010.
  • [4] MARTINS, L.B. & MORAES, A. Ergonomia Informacional: algumas considerações sobre o sistema humano-mensagem visual. In Gestão da Informação na Competitividade das Organizações. Recife: Editora Universitaria da UFPE, 2002 v.1 p 165 a 181.
  • [5] MORAES, Anamaria; Design e Avaliação de Interface: ergodesign e interação humano computador / Organizadora: Anamaria de Moraes. Rio de Janeiro: iUsEr, 2002.
  • [6] NORMAN, D. A. La Psicologia de los Objetos Cotidianos. Madrid : Editora Nerea, 1993.
  • [7] PHEASANT, S. Bodyspace. Anthropometry, Ergonomics, and the Design of Work. London: Taylor & Francis, 199
  • [8] PREECE, J. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • [9] SANTOS NETO, L. A. Metodologias de desenvolvimento de embalagem: proposta de aprimoramento para ensino de projeto gráfico. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2001.
  • [10] SANTOS, N. & FIALHO, F. Manual de Análise Ergonômica no Trabalho. Curitiba: Gênesis Editora, 2a edição; 1997.
  • [11] SILVA J. C. R. P. Diretrizes para análise e desenvolvimento de identidade visual – contribuições para o design ergonômico. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Design - FAAC - UNESP, Bauru, 2012.
  • [12] TAKEDA F.; XAVIER A. A. P. Ergonomia informacional: sistemas de informação e comunicação na gestão de riscos de acidentes numa planta de abate de frango. XV Simpep; Simpósio de engenharia de produção, 2008.
Como citar:

SILVA, João Carlos R. Plácido da; SILVA, José Carlos Plácido da; PASCHOARELLI, Luis Carlos; "FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA ERGONOMIA INFORMACIONAL NA ANÁLISE CRÍTICA DE PROJETOS GRÁFICOS", p. 349-358 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-7025

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações