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FATORES RELACIONADOS À CRIATIVIDADE NO INDIVÍDUO, EM GRUPOS E NO CONTEXO: UMA REVISÃO

Zavadil, Priscila ; Tschimmel, Katja ; Silva, Régio Pierre da ;

Artigo Completo:

A criatividade projetual é uma capacidade determinante para a geração de ideias e novas soluções, através de um processo cognitivo individual, mas também de um processo de design e criativo que compreende diversos atores trabalhando em conjunto, inseridos em um contexto social. Muitas teorias relatam aspectos relevantes para a criatividade no indivíduo e no contexto em que se insere, algumas trazendo modelos de interações entre esses componentes. Entretanto, diante da diversidade de teorias e de variáveis que podem afetar a criatividade, este artigo visa identificar os principais fatores que influenciam a criatividade e como se relacionam entre o indivíduo e este inserido em grupos de projeto e em determinado contexto ambiental. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura sobre os aspectos da criatividade no indivíduo e no contexto ambiental, incluindo abordagens cognitivas e sociais da criatividade. A partir dessa revisão, desenhou-se um modelo teórico com o mapeamento desses principais fatores e suas relações. Com base na literatura, pode-se verificar que a motivação é o elemento-chave que inter-relaciona os demais fatores no indivíduo, grupo e contexto.

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Palavras-chave: indivíduo criativo; criatividade social; design.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0017

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Como citar:

Zavadil, Priscila; Tschimmel, Katja; Silva, Régio Pierre da; "FATORES RELACIONADOS À CRIATIVIDADE NO INDIVÍDUO, EM GRUPOS E NO CONTEXO: UMA REVISÃO", p. 193-205 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0017

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