Artigo - Open Access.

Idioma principal

EXPLORANDO A AUSÊNCIA DA LINGUAGEM GRÁFICA VERBAL EM PROGRAMAS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS

Fernandes, Rodrigo Queiroz Kuhni; Ferreira, Luiz Fernando Loureiro; Rodrigues, Diego;

Artigo:

O presente estudo visa entender a necessidade da linguagem gráfica verbal em programas audiovisuais educativos, tomando como amostra para essa finalidade o Telecurso 2000, programa televisivo de repercussão nacional. Partindo de uma pesquisa pré-experimental, dois pequenos grupos de alunos de um colégio foram testados e enquanto foi exibida uma versão da vídeo-aula com textos presentes para o primeiro grupo, foi exibida essa mesma vídeo-aula com todos os textos removidos via edição de vídeo para o segundo grupo. O cruzamento dos dados obtidos nesse experimento levantou indícios relevantes para a importância da linguagem gráfica verbal no auxílio de programas audiovisuais educativos.

Artigo:

his study aims to understand the necessity of verbal graphic language in educational programs, taking as a sample for this purpose the “Telecurso 2000” show, a television program with national impact. While performing a pre-experimental research, two small groups of students from the “Grande Passo” school were tested, with the first group being exposed to the original version of the video lesson, while the second one was being exposed to the same instructional video, but with removed texts via video editing. The crossing of the obtained data in this study raised important clues to the importance of verbal graphic language in the aid of audiovisual educational programs.

Palavras-chave: Design, informação, LGV, tipografia, audiovisual., Design, Information, VGL, typography, audiovisual.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00319

Referências bibliográficas
  • [1] BRISOLARA, Daniela Velleda. Linguagem gráfica verbal e tipografia do cotidiano. In: PAndamp;D– Congresso Brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, v.9, n. 2010.
  • [2] CADENA, Renata Amorim; COUTINHO, Solange Galvão; ANDRADE. Bruna. A linguagem gráfica em artefatos educacionais gerados com ferramentas de TIC. In: InfoDesign – Revista Brasileira de Design da informação, v.9, n.1. 201
  • [3] DERRIDA Jacques. Primeiros passos: da linguagem à escritura. em: Revista Mente, Cérebro Andamp; Filosofia, São Paulo, v. 12. 2008.
  • [4] LUPTON, Ellen e MILLER, Abbott. Design Writing Research: writing on graphic design. Londres: Phaidon. 1999.
  • [5] SCHOLLES, Luís. Ambiente virtual para aprendizagem. Brasil, 2008. Disponível em: Andlt; http://estudodeead.blogspot.com.br/2008/09/artigo-sobre-ead.htmlAndgt;. Acesso em 19 mar. 2014
  • [6] SCHRIVER, Karen A. Dynamics in document design, USA, 1997, Jonh Wiley Andamp; Sons, ISBN 0-471-30636-3.
  • [7] TELECURSO. Metodologia telessala. Fundação Roberto Marinho, Brasil, 2011. Disponível em: Andlt; http://www.telecurso.org.br/metodologia-telessala/Andgt;. Acesso em 19 mar. 2014
  • [8] TELECURSO. O que é. Fundação Roberto Marinho, Brasil, 200 Disponível em: Andlt; http://www.telecurso.org.br/o-que-e/Andgt;. Acesso em 19 mar. 2014
  • [9] TWYMAN, Michael. The graphic presentation of language. Information Design Journal, vol 3(1), 1982, Grillford Ltd. Stony Stratford, Milton Keynes, UK 2-22.
  • [10] VIEIRA, Alexandre. Educação à distância: perspectivas para uma aprendizagem autônoma em ambientes colaborativos. Brasil, 2013. Disponível em: Andlt; http://www.fflch.usp.br/dlcv/lport/pdf/slp01/13.pdfAndgt;. Acesso em 19 mar. 2014
  • [11] WOLLMAN, Matt – Type in Motion 2. New York, Thames Andamp; Hudson, 2005
Como citar:

Fernandes, Rodrigo Queiroz Kuhni; Ferreira, Luiz Fernando Loureiro; Rodrigues, Diego; "EXPLORANDO A AUSÊNCIA DA LINGUAGEM GRÁFICA VERBAL EM PROGRAMAS AUDIOVISUAIS EDUCATIVOS", p. 37-46 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00319

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações