dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDOS PRELIMINARES DO DESENVOLVIMENTO DE UM BIOSSENSOR ELETROQUÍMICO UTILIZANDO PASTA DE CARBONO E O FUNGO AGARICUS BISPORUS, PARA DETECÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS EM AMOSTRAS AMBIENTAIS

ROSSINI, G. A.; de CARVALHO, A. C. A.; SILVA, L. M.; SALGADO, A. M.;

Artigo:

Um dos principais problemas relacionados à poluição refere-se ao aumento do uso de produtos químicos nos processos produtivos. Muitas vezes não existe preocupação com os impactos ambientais dos mesmos, tornando-se necessário o desenvolvimento de alternativas para o controle da produção de resíduos ambientais. Nesse contexto, o uso de biossensores torna-se uma alternativa de monitoramento. O presente trabalho teve como principal objetivo realizar estudos preliminares do biocomponente e do eletrodo a base de carbono para o desenvolvimento de um biossensor amperométrico para detecção de fenol. Foi testada a imobilização do pó de cogumelo (fonte de tirosinase) na superfície da pasta de carbono e do bastão de grafite e misturada à pasta. Foram realizados testes com o substrato fenólico e também referentes ao tempo reacional. A melhor proporção encontrada para preparação da pasta foi de 1:1 (massa de pó de grafite:volume de óleo), podendo ser observado os picos de oxi-redução a uma taxa de velocidade de varredura de 0,05 V/s. Em relação ao teste com pó de cogumelo, a formação dos picos foi melhor evidenciada utilizando a imobilização em superfície tanto do bastão quanto da pasta de carbono. Quanto aos testes utilizando o substrato fenólico, pode-se observar uma resposta linear do biossensor.

Artigo:

Palavras-chave: agrotóxico, tirosinase, grafite,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-08-tc-150

Referências bibliográficas
  • [1] PASSOS, C. T.; BURKERT, J. F. M; KALIL, S. J.; BURKET, C. A. V. Biodegradação de fenol por uma nova linhagem de Aspergillus sp. Isolada de um solo contaminado do sul do Brasil. Química Nova, v. 32, n. 4, p. 950-954, 2009.
  • [2] ROSATTO, S. S.; FREIRE, R. S.; DURÁN, N.; KUBOTA, L. T. Biossensores amperométricos para determinação de compostos fenólicos em amostras de interesse ambiental. Química Nova, v. 24, n. 1, p.77-86, 2001.
  • [3] OLIVEIRA, I. R. W. Z.; VIEIRA, I. C. Construção e aplicação de biossensores usando diferentes procedimentos de imobilização da peroxidase de vegetal em matriz de quitosana. Química Nova, v. 29, n. 5, p. 932-939, 2006.
  • [4] PEREIRA, A.C.; SANTOS, A. S.; KUBOTA, L. T. Tendências em modificação de eletrodos amperométricos para aplicações eletroanalíticas. Química Nova, v. 25, n. 6, p. 1012-1021, 2002.
  • [5] OLLO, S.; FINGER, S.; STURM, J. C.; NÚÑEZ-VERGARA, J. A.; SQUELLA, J. A. Cyclic voltammetry and scanning electrochemical microscopy studies of the heterogeneous electron transfer reaction of some nitrosoaromatic compounds Electrochimica Acta, v. 52, n. 15, p. 4892-4898, 2007.
  • [6] FERREIRA, L. F.; ALBUQUERQUE, Y.D.T. Biossensor aperométrico à base de tirosinase aplicado na determinação de compostos orgânicos em amostras ambientais. Dissertação de Mestrado, Instituto de Química, Universidade Federal de Uberlândia.
Como citar:

ROSSINI, G. A.; de CARVALHO, A. C. A.; SILVA, L. M.; SALGADO, A. M.; "ESTUDOS PRELIMINARES DO DESENVOLVIMENTO DE UM BIOSSENSOR ELETROQUÍMICO UTILIZANDO PASTA DE CARBONO E O FUNGO AGARICUS BISPORUS, PARA DETECÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS EM AMOSTRAS AMBIENTAIS", p. 770-774 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-08-tc-150

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações