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ESTUDOS DE SINGULARIDADES NO FLUXO DE CARGA CONTINUADO

SINGULARITY STUDIES IN CONTINUATION POWER FLOW

Neto, Alfredo Bonini; Magalhães, Elisabete de Mello; Alves, Dilson Amancio;

Artigo Completo:

Nos últimos anos a preocupação com o assunto estabilidade de tensão vem ganhando destaque mundial quando se refere à indústria do setor energético, isto se deve ao fato desta questão está relacionada com a operação e planejamento de sistemas elétricos de potência. Fatores como o crescente aumento da demanda de energia, a transferência de elevadas quantidades de potência para atender o consumo, aliados as exigências econômicas e ambientais têm levado os sistemas a operarem em condições estressantes (próximos de seus limites), ou seja, com pequenas margens de segurança que é uma ameaça à sua condição de operação estável. A combinação desses fatores pode ser desastrosa, pois tornam os sistemas elétricos de potência vulneráveis, ou seja, expostos ao risco de uma situação de instabilidade. Na literatura, um dos estudos para análise de estabilidade e instabilidade de tensão está relacionado à curva P-V (potência versus magnitude da tensão) e o ponto na curva que separa a operação estável da instável denomina-se como ponto de máximo carregamento. O ponto de máximo carregamento pode ser consequente de uma bifurcação de sela-nó (BSN) relacionada ao limite de capacidade de transmissão num sistema elétrico, onde a matriz Jacobiana é singular, ou de uma bifurcação estática induzida por limites (BIL), relacionada com o limite de potência reativa do gerador, onde a matriz não é singular. Neste sentido, apresenta-se neste trabalho uma proposta para a melhoria do desempenho do fluxo de carga continuado visando à obtenção do ponto de máximo carregamento de um sistema elétrico de potência sem problemas numéricos relacionados à singularidade da matriz Jacobiana. Um estudo no ponto de máximo carregamento é efetuado com o intuito de verificar se o ponto corresponde a uma bifurcação sela-nó (BSN) ou a uma bifurcação estática induzida por limites (BIL).

Artigo Completo:

In recent years the preoccupation with the voltage stability subject has been gaining attention worldwide when it refers to the energy sector industry, this is due to the fact that this issue is related to the operation and planning of electrical power systems. Factors such as the increasing demand for energy, the transfer of large amounts of power to meet the consumption, combined economic and environmental demands have led the systems operating under stressful conditions (near its limits), i.e., with small margins security that is a threat to their condition of stable operation. The combination of these factors can be disastrous, because become the electrical power systems vulnerable, or exposed to the risk of instability. In the literature, one of the studies for stability and voltage instability is related to P-V curve (power versus voltage magnitude) and the point on the curve that separates stable of the unstable operation is called as maximum loading point. The maximum loading point can be consequent of a saddle- node bifurcation (SNB) related to the limit of transmission capacity in a power system, where the Jacobian matrix is singular or limit induced bifurcation (LIB), related the limit of reactive power of the generator, where the matrix is not singular. In this sense, it is presented in this paper a proposal to improve the performance of the continuation power flow in order to obtain the maximum loading point of an electrical power system without numerical problems related to the Jacobian matrix singularity . A study on maximum loading point is made in order to check whether the point corresponds to a saddle node bifurcation (SNB) or a limit induced bifurcation (LIB).

Palavras-chave: Estabilidade de tensão, Ponto de máximo carregamento, Bifurcação, Fluxo de carga continuado., Voltage stability, Maximum load point, Bifurcation, Continuation power flow.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/mathpro-cnmai-0100

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Como citar:

Neto, Alfredo Bonini; Magalhães, Elisabete de Mello; Alves, Dilson Amancio; "ESTUDOS DE SINGULARIDADES NO FLUXO DE CARGA CONTINUADO", p. 580-587 . In: Anais do Congresso Nacional de Matemática Aplicada à Indústria [= Blucher Mathematical Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN em b-reve, DOI 10.5151/mathpro-cnmai-0100

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