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ESTUDO DO EFEITO DA PERMEABILIDADE NA PERFORMANCE DO HIDROCICLONE CILÍNDRICO FILTRANTE

SALVADOR, FERNANDA FALQUETO ; KYRIAKIDIS, YANNE NOVAIS ; GONÇALVES, SUELEN MARA ; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA ; VIEIRA, LUIZ GUSTAVO MARTINS ;

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Os hidrociclones são equipamentos utilizados em diversos setores industriais e se baseiam no princípio da sedimentação centrífuga. Podem ser empregados em processos de classificação de partículas de acordo com tamanho/densidade, espessamento, deslamagem, retirada de gotas de óleo do líquido de interesse. Propostas para a modificação desse equipamento visando alavancar seu desempenho sempre estiveram presentes na literatura. Dessa maneira, o intuito deste trabalho foi dar continuidade aos estudos realizados pelo grupo de pesquisa da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia ao incorporar uma parede cilíndrica permeável, dando origem ao hidrociclone cilíndrico filtrante. Objetivou-se avaliar como a permeabilidade da matriz porosa cilíndrica influenciava o desempenho do hidrociclone HCiF. Os experimentos foram realizados utilizando três permeabilidades distintas para a parede porosa. Os resultados mostraram que menores permeabilidades fornecem equipamentos com maior capacidade de processamento. O consumo energético foi, em média, 24% menor no HCiF de menor permeabilidade se comparado ao de maior permeabilidade. A razão de líquido e a eficiência total de separação sofreram pequenas modificações devido ao uso de diferentes permeabilidades para a parede filtrante.

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DOI: 10.5151/ENEMP2015-PS-525

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Como citar:

SALVADOR, FERNANDA FALQUETO; KYRIAKIDIS, YANNE NOVAIS; GONÇALVES, SUELEN MARA; BARROZO, MARCOS ANTONIO DE SOUZA; VIEIRA, LUIZ GUSTAVO MARTINS; "ESTUDO DO EFEITO DA PERMEABILIDADE NA PERFORMANCE DO HIDROCICLONE CILÍNDRICO FILTRANTE", p. 1033-1041 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-PS-525

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