Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DE UMA NANOPARTÍCULA CONTENDO RESVERATROL COMPLEXADO À HIDROXIPROPIL-Β- CICLODEXTRINA SOBRE PARÂMETROS DO ESTRESSE OXIDATIVO EM CÓRTEX DE RATOS NORMAIS E HIPERGLICÊMICOS

Pinto, Cláudia Grigolo ; Fernandes, Liana ; Rech, Virginia Cielo ;

Resumo:

A principal manifestação clínica do diabetes, a hiperglicemia, vem sendo cada vez mais correlacionada com o aumento de espécies reativas e consequentes complicações como mudanças na homeostasia redox e estresse oxidativo. Um componente do vinho tinto, o resveratrol, é um antioxidante potente e também é apontado como uma substância antidiabética. Com este trabalho desejou-se avaliar o efeito biológico de uma nanopartícula contendo resveratrol e HP-β-CD, que poderia produzir resultados mais eficazes sobre os parâmetros do estresse oxidativo avaliados. Neste trabalho, utilizamos a estreptozotocina (STZ) para produzir a hiperglicemia característica do DM1. As nanopartículas foram produzidas por tecnologia úmida, por deposição de polímero pré-formado. O grupo controle foi composto de ratos wistar machos não diabéticos e os grupos experimentais compostos por ratos wistar machos induzidos ao diabetes. O grupo controle recebeu tratamento crônico de solução salina por trinta dias enquanto o grupo experimental recebeu solução contendo as nanopartículas, a administração foi por gavagem intragástrica. Foram analisados os seguintes parâmetros de estresse oxidativo: TBARS, carbonilas, GSH, DCF, CAT, GPx, SOD e exposição prolongada a altos níveis de glicose, característicos no diabetes, que promove a redução nos níveis de glutationa reduzida (GSH). As medidas de carbonilas, GSH, DCF, CAT, GPx e SOD não foram alteradas pelos tratamentos nem para os animais normoglicêmicos, como para os hiperglicêmicos. Somente a administração de resveratrol e CD, reduziram os níveis de TBARS nos animais normoglicêmicos, demostrando uma potencial proteção ao dano oxidativo da nanopartícula contendo resveratrol e ciclodextrina.

Resumo:

Palavras-chave: Nanopartícula, Resveratrol, Estresse oxidativo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-21951

Referências bibliográficas
Como citar:

Pinto, Cláudia Grigolo; Fernandes, Liana; Rech, Virginia Cielo; "ESTUDO DE UMA NANOPARTÍCULA CONTENDO RESVERATROL COMPLEXADO À HIDROXIPROPIL-Β- CICLODEXTRINA SOBRE PARÂMETROS DO ESTRESSE OXIDATIVO EM CÓRTEX DE RATOS NORMAIS E HIPERGLICÊMICOS", p. 328 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-21951

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações