Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Estudo das Relações Filogenéticas de Estirpes de Rizóbios através da Metodologia Multilocus Sequence Analysis (MLSA) com Identificação de Espécies Novas

Helene, Luisa Caroline Ferraz ; Delamuta, Jakeline Renata Marçon ; Ribeiro, Renan Augusto ; Hungria, Mariangela ;

Resumo:

Os microrganismos são muito utilizados hoje em dia, fazendo parte de diversos produtos do nosso cotidiano, variando de alimentos até produtos de tratamento ambiental. O estudo dos organismos vivos gerou uma necessidade de se identificar e classificar os animais e plantas em grupos relacionados, inferindo nomes a eles. Hoje, os parâmetros utilizados para elucidar a filogenia entre os microrganismos envolvem a análise de moléculas biológicas amplamente distribuídas entre eles em conjunto com a caracterização morfofisiológica dos indivíduos. Em análises biomoleculares conhecidas como Multilocus Sequence Analysis (MLSA), os cientistas têm utilizado sequencias concatenadas dos chamados genes housekeeping como marcadores filogenéticos, comparado também com dados dos genes isolados e do gene 16S RNAr. Doze estirpes do gênero Bradyrhizobium sem posicionamento taxonômico definido foram utilizadas neste estudo de filogenia e taxonomia utilizando a técnica de MLSA. Para a montagem das sequências concatenadas três genes housekeeping (glnII, gyrB e recA) foram sequenciados, alinhados, cortados e concatenados em uma só sequência. O gene 16S RNAr também foi sequenciado para montagem de uma árvore filogenética. Todas as árvores foram construídas com estirpes tipos de espécies do gênero. As árvores mostraram que sete das doze estirpes são relacionadas à estirpe de B. pachyrhizi. As SEMIAs 6399 e 6404 estão isoladas de espécies já descritas, representando um grupo novo. A identidade nucleotídica mostrou que a maior similaridade entre o grupo e as estirpes tipos no MLSA foi de 95,3%, com B. pachyrhizi, e entre as demais SEMIAs 95,8%, valores abaixo do corte utilizado para mesma espécie, confirmando a presença de um novo grupo. Outras análises biomoleculares serão conduzidas para confirmar a presença de uma nova espécie, como BOX-PCR, Hibridação DNA-DNA e ANI e, posteriormente, testes morfofisiológicos poderão concluir a análise polifásica, sugerindo a classificação da nova espécie.

Resumo:

Palavras-chave: Bradyrhizobium, rizóbios, MLSA, taxonomia de rizóbios,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22452

Referências bibliográficas
Como citar:

Helene, Luisa Caroline Ferraz; Delamuta, Jakeline Renata Marçon; Ribeiro, Renan Augusto; Hungria, Mariangela; "Estudo das Relações Filogenéticas de Estirpes de Rizóbios através da Metodologia Multilocus Sequence Analysis (MLSA) com Identificação de Espécies Novas", p. 401 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22452

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações