Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ESCOAMENTO DE MATERIAIS GRANULARES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

CONDOTTA, RODRIGO ; BAIÃO, DENISE BORSO ;

Artigo Completo:

Estudou-se o comportamento de misturas formuladas a partir de quartzos de denominação #200, #600 e areia fina, variando-se a fração mássica dos quartzos. As misturas geradas foram submetidas a testes para determinação da fluidez de pós e caracterização dos materiais quanto as suas propriedades físicas essenciais. Conforme o proposto pela teoria, as amostras constituídas por partículas menores apresentaram valores inferiores para densidade aparente e compactada, porosidade de compressão, energia básica de fluxo, índice de fluxo e relação de aeração; e valores superiores para a densidade de compressão, porosidade aparente, porosidade compactada, compressibilidade, índice de Hausner, ângulo de repouso e energia de aeração. Os resultados obtidos evidenciam a coesividade dessas amostras, uma vez que a operação de compactação intervém nas propriedades dos materiais não coesivos com mais intensidade enquanto que as propriedades dos materiais coesivos sofrem maior interferência pelas operações que envolvem compressão. Os testes dinâmicos, por sua vez, demonstraram que as amostras mais coesivas apresentam maior resistência ao escoamento em condições de aeração do que em condições sem consolidação. Em se tratando de materiais de natureza química semelhante, o efeito da coesão foi o principal agente modificador da fluidez das misturas estudadas, sendo influenciado proporcionalmente pela fração mássica de finos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/ENEMP2015-CD-673

Referências bibliográficas
  • [1] CAMPOS, M. M., Análise da Escoabilidade de Pós. Dissertação de Mestrado em Engenharia Química, UFSCar, 2012.
  • [2] FREEMAN, R., COOKE, J. Understanding powder behavior by measuring bulk, flow and shear properties. Pharmaceutical Technology Europe. v. 18, n. 9, 2006.
  • [3] FREEMAN TECHNOLOGY, FT-4 Powder Rheometer User’s Manual, 2008.
  • [4] RHODES, M. Introduction to particle technology. 2ª ed.; John Wiley Andamp; Sons Ltd.
  • [5] 2008.
  • [6] SANTOS, C. M., CONDOTTA, R. Avaliação do efeito da distribuição granulométrica nas propriedades de escoamento de materiais granulares. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 20, Anais XX COBEQ 2014, Florianópolis, 2014.
  • [7] U.S. Pharmacopeia. Disponível em: Andlt;www.pharmacopeia.cn/v29240/usp29nf24s0_c1174.htmlAndgt; Acesso em: Junho de 2015.
Como citar:

CONDOTTA, RODRIGO; BAIÃO, DENISE BORSO; "ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ESCOAMENTO DE MATERIAIS GRANULARES DA CONSTRUÇÃO CIVIL", p. 146-154 . In: In Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados - ENEMP 2015 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/ENEMP2015-CD-673

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações