Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS AUXILIARES DO MOTOR NA DINÂMICA LONGITUDINAL DE UM VEÍCULO DE PASSAGEIROS.

Monteiro, Tiago Priolli; Canale, Antonio Carlos;

Artigo Completo:

O aumento no rigor das normas de emissão de poluentes levou a indústria automobilística a direcionar grandes recursos no desenvolvimento de tecnologias hibridas e elétricas para adequar-se a esse novo cenário, porém pouca ênfase tem sido dada na influência dos sistemas auxiliares do motor (Bombas, alternador e compressor) na dinâmica e no trabalho total desenvolvido pelo motor. Desenvolveu-se no MATLAB Simulink um simulador completo de dinâmica direta de um veículo de passageiros, onde foram introduzidos no motor dados referentes à bomba de óleo, à bomba de água, ao alternador e ao compressor do ar condicionado. Este veículo foi submetido ao New European Drive Cycle (NEDC) e ao Federation Test Procedure (FTP) que são amplamente utilizados na indústria automobilística. Como resultado obteve-se que os auxiliares foram responsáveis pelo de consumo de 41-49% da energia total gerada no motor, sendo o compressor de ar condicionado e alternador os maiores responsáveis, com consumos de 26-33% e 8-10% respectivamente. Tais resultados deixam explicita a grande influência desses sistemas no consumo total do veículo e salientam sua importância na otimização dos futuros motores.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP5

Referências bibliográficas
Como citar:

Monteiro, Tiago Priolli; Canale, Antonio Carlos; "ESTUDO DA INFLUÊNCIA DOS SISTEMAS AUXILIARES DO MOTOR NA DINÂMICA LONGITUDINAL DE UM VEÍCULO DE PASSAGEIROS.", p. 27-40 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP5

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações