Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Estudo da eficácia de sementes desengorduradas de Moringa Oleifera Lam na remoção de manganês presente em água

Pinto, Laura Adriane de Moraes ; Baptista, AlineTakaoka Alves ; Silva, Mariana Oliveira ; Cardines, Pedro Henrique Freitas ; Mateus, Gustavo Affonso Pisano ; Tavares, Fernanda Oliveira ; Gomes, Raquel Guttierres ; Bergamasco, Rosângela ; Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo ;

Resumo:

A minimização dos recursos naturais coloca em foco a busca por novas alternativas e técnicas de recuperação de águas. Os processos como de biossorção apresentam algumas vantagens em relação aos processos convencionais de purificação de água. A substituição de compostos sintéticos por compostos naturais nos tratamentos de água podem apresentar baixo custo, boa biodegradabilidade e não agressividade ao meio-ambiente. Entre vários compostos naturais relatados na literatura, a Moringa oleífera é identificada como um promissor biossorvente, uma vez que tem aliada a capacidade de ancorar metais, apresenta baixo custo e renovabilidade. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a efetividade das sementes de M. oleífera na remoção de manganês da água. Estudos de biossorção foram realizados para avaliar a eficiência na remoção de manganês. As sementes desengorduradas na forma de pó foram adicionadas em frascos contendo solução de Mn e submetidas ao processo de adsorção. O estudo foi desenvolvido em batelada para manter as características durante todo procedimento. A concentração de metal residual presente em solução foi analisada por meio de espectrometria por absorção atômica e a capacidade de adsorção com base na diferença de concentração dos íons metálicos. Utilizando semente desengordurada de Moringa oleífera sem nenhum tipo de tratamento prévio, foi possível obter remoção variando de 57 a 71% do manganês presente em solução num intervalo máximo de 180 minutos. As sementes de Moringa oleífera desengorduradas, mostraram boa capacidade para remoção de manganês da água, apesar do tipo de processo aplicado (adsorção) ser influenciado por diferentes parâmetros necessitando, portanto de estudos mais aprofundados para elucidar melhor o mecanismo de adsorção de manganês pela M. oleífera.

Resumo:

Palavras-chave: Moringa oleífera, adsorção, manganês, biossorvente,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22174

Referências bibliográficas
Como citar:

Pinto, Laura Adriane de Moraes; Baptista, AlineTakaoka Alves; Silva, Mariana Oliveira; Cardines, Pedro Henrique Freitas; Mateus, Gustavo Affonso Pisano; Tavares, Fernanda Oliveira; Gomes, Raquel Guttierres; Bergamasco, Rosângela; Vieira, Angélica Marquetotti Salcedo; "Estudo da eficácia de sementes desengorduradas de Moringa Oleifera Lam na remoção de manganês presente em água", p. 375 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22174

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações