Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA COMPOSTAGEM EM BIORREATORES VISANDO O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

FONSECA, J. F. ; PINHEIRO, I. R. ;

Artigo:

Uma das alternativas viáveis para o tratamento de resíduos orgânicos, tem sido a compostagem, na qual microrganismos transformam a matéria orgânica num composto semelhante ao solo, que pode ser utilizado como fertilizante orgânico. Neste trabalho, tal processo biológico foi realizado em biorreatores construídos com bombonas de 200 L adaptadas de forma a permitir a passagem de ar pelo material em decomposição. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi acompanhar o crescimento dos microrganismos responsáveis pela decomposição de materiais orgânicos realizados em diferentes localidades do Sul do Espírito Santo. Realizou-se o monitoramento da temperatura e o controle da umidade adicionando-se água ao material e agitando-se o mesmo para sua homogeneização. Ao final do processo, a granulometria foi analisada por peneiramento e a umidade por secagem. Os resultados mostram que apesar de algumas diferenças nos perfis de temperatura, estes não influenciaram a umidade final do material, uma vez que as amostras apresentaram-se estatisticamente iguais pelo teste t.

Artigo:

Palavras-chave: reutilização, fertilizantes orgânicos, estercos,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-07-eb-121

Referências bibliográficas
  • [1] KIEHL, E. J. (1985), Fertilizantes orgânicos. São Paulo: Agronômica Ceres, n. 10.
  • [2] KIEHL, E. J.; PORTA (1981), A. ‘‘Métodos de amostragem de lixo e composto e interpretação dos resultados obtidos’’. Revista limpeza pública, n. 10.
  • [3] NETO, J. T. (2005), Manual de compostagem: Processo de baixo custo. Viçosa, MG: Editora UFV.
Como citar:

FONSECA, J. F.; PINHEIRO, I. R.; "ESTUDO DA COMPOSTAGEM EM BIORREATORES VISANDO O REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS", p. 585-588 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-07-eb-121

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações