fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA APLICAÇÃO DO VAPEX EM RESERVATÓRIOS DE ÓLEO EXTRAPESADO

MOURA, A. L. S.; DINIZ, A. A. R.; BARILLAS, J. L. M.;

Artigo:

Sabe-se que naturalmente só é possível recuperar uma pequena fração de óleo dos reservatórios, então com o intuito de aumentar o volume de óleo recuperado a indústria petrolífera sempre procura investir e desenvolver técnicas que aumentem essa produção. Existem os métodos convencionais e os métodos de recuperação especiais, que tem como principal finalidade retirar parte do óleo que não foi produzido utilizando o método convencional. Um dos processos indicados para ser aplicado em reservatórios de óleo pesado e extrapesado é o método miscível, em especial o VAPEX, que é caracterizado pela injeção de solvente vaporizado no reservatório. Este trabalho tem o intuito de analisar a recuperação de óleo de um reservatório com características do Nordeste Brasileiro utilizando o método VAPEX e avaliar o comportamento do método ao se alterar diferentes parâmetros operacionais como: tipo de solvente injetado, vazão de injeção e a distância vertical entre os poços injetor e produtor. O estudo foi realizado através do simulador GEM (“Generalized Equation-of-state Model Simulator”), do grupo CMG (“Computer Modelling Group”).

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-1139-20789-149921

Referências bibliográficas
  • [1] LIMA, D. M. S. B. - Estudo Paramétrico do Processo de Injeção de Solventes em Poços Horizontais para Reservatórios de Óleo Pesado. Dissertação de Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 201
  • [2] BARILLAS, J, L, M.; Estudo da Recuperação de Óleo por Drenagem Gravitacional Assistida por Injeção de Vapor. Tese de Doutorado em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.
  • [3] GALVÃO, E. R. V. P. Injeção de Vapor e Solvente como um Método de Recuperação Avançada em Reservatórios de Óleo Pesados. Dissertação de Mestrado em Ciência e Engenharia de Petróleo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.
  • [4] THOMAS, J. E. et al. Fundamentos da Engenharia de Petróleo. 2. ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
  • [5] CAMPOS, L. O. Injeção de Vapor e Solvente em Reservatório do Nordeste Brasileiro – Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Engenharia de Petróleo, Universidade do Rio Grande do Norte, 2013.
Como citar:

MOURA, A. L. S.; DINIZ, A. A. R.; BARILLAS, J. L. M.; "ESTUDO DA APLICAÇÃO DO VAPEX EM RESERVATÓRIOS DE ÓLEO EXTRAPESADO", p. 12115-12122 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-1139-20789-149921

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações