Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO CINÉTICO DA HIDRÓLISE DA LACTOSE CATALISADA POR β-GALACTOSIDASE PRODUZIDA POR Kluyveromyces lactis NRRL Y1564

HORTÊNCIO, L. C. ; PINHEIRO, B.B. ; FREITAS, M. F. M. ; GONÇALVES, L. R. B. ;

Artigo:

A enzima β-galactosidase é muito utilizada na indústria de alimentos uma vez que hidrolisa a lactose em monossacarídeos mais solúveis e com menor tendência a cristalização. Uma das principais aplicações da enzima β-galactosidase é a hidrólise da lactose, que pode ser conduzida em condições amenas de operação (temperatura ambiente e pH próximo da neutralidade). Um grande número de suportes têm sido usados para a imobilização da β-galactosidase, que devem ser inertes e possuir características desejadas de acordo com a aplicação da imobilização. Neste contexto, a quitosana, usada para imobilização da enzima neste trabalho, apresenta-se como promissor, devido ao seu baixo custo e a facilidade do processo de preparação do catalisador. A reação de hidrólise de lactose por -galactosidase solúvel e imobilizada tem sido modelada em termos de inibição pelos produtos, especialmente pela galactose. Na maioria dos trabalhos científicos, a galactose atua como um inibidor competitivo, ao passo que a glicose não atua como inibidor. Este trabalho teve como objetivo determinar a influência da concentração de substrato e produto na hidrólise de lactose catalisada por β-galactosidase de Kluyveromyces lactis NRRL Y1564 imobilizada, avaliando os modelos cinéticos através da comparação com os resultados experimentais.

Artigo:

Palavras-chave: hidrólise, β-galactosidase e imobizada.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-07-eb-132

Referências bibliográficas
  • [1] VIEIRA, D. C. Imobilização da enzima β-galactosidase de Kluyveromyces fragilis em agarose e quitosana utilizando diferentes protocolos de ativação. Dissertação de mestrado em Engenharia Química. Universidade Federal de São Carlos, SP – Brasil, 2009.
  • [2] BEZERRA, C.S..Imobilização de β-galactosidade de Kluyveromyces lactis em diferentes suportes e protocolos de ativação. Universidade Federal do Ceará. 2010.
  • [3] FREITAS, M.F.M..Produção de β-galactosidade de Kluyveromyces lactis NRRL Y1564 em soro de leite e imobilização em quitosana. Universidade Federal do Ceará. 201
  • [4] GUISÁN, J.M, Immobilization of enzymes and Cells. 2 ed. Totowa: Humana Press, 2006, cap 1, p.6-1
  • [5] MEDEIROS, F. O. ; ALVES, F. G.; LISBOA, C. R.; MARTINS, D. S.; BURKERT, C. A. V.; KALIL, S. J. Ondas ultrassônicas e pérolas de vidro: um novo método de extração de β-galactosidase para uso em laboratório. Química Nova, v.31, p. 336-339, 2008.
  • [6] SANTIAGO, P. A.; MARQUEZ, L. D. S.; CARDOSO, V. L.; RIBEIRO, E. J. Estudo da produção de β-galactosidase por fermentação de soro de queijo com Kluyveromyces marxianus. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 24, n. 4, p. 567-572, 2004.
  • [7] LIMA, A. F. Imobilização de uma β-galactosidase produzida por Kluyveromyces lactis NRRL Y-1564 cultivada em soro de leite. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2012.
  • [8] PRICE, N., STEVENS, L. An introduction to enzyme kinetics. In: Price, N., Stevans,L. (Eds.), Fundamentals of Enzymology: The Cell and Molecular Biology of Catalytic Proteins, Oxford University Press, p. 135, 2000.
Como citar:

HORTÊNCIO, L. C.; PINHEIRO, B.B.; FREITAS, M. F. M.; GONÇALVES, L. R. B.; "ESTUDO CINÉTICO DA HIDRÓLISE DA LACTOSE CATALISADA POR β-GALACTOSIDASE PRODUZIDA POR Kluyveromyces lactis NRRL Y1564", p. 567-571 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-07-eb-132

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações