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Estratégias de Recrutamento de Participantes para Pesquisa Clínica: aspectos importantes e desafios

Recruitment strategies for clinical trials: challenges and important aspects

Velleca, Mariana Salles La Terza;

Artigo:

Mesmo com um grande investimento de tempo e recursos por parte da equipe do Centro de Pesquisa e do patrocinador do estudo, estima-se que de 50% a 63% dos estudos não atingem a meta de recrutamento ou exigem uma extensão do prazo para atingí-la. Um baixo recrutamento de participantes pode levar a aumento de custos, diminuição do poder estatístico e atrasos na introdução de novos medicamentos, o que mostra a importância da adequada elaboração das estratégias de recrutamento, cujos aspectos práticos são apresentados nesta aula. As estratégias não devem ser planejadas apenas com o iminente início do estudo, mas sim durante todas as etapas que envolvem o acompanhamento do estudo no Centro de Pesquisa: etapa de avaliação da viabilidade, etapa de negociação contratual e orçamentária, etapa regulatória e, finalmente, antes do início do estudo com uma revisão do que já havia sido planejado e elaboração de Planos de Ação, tudo isso seguido de monitoramento contínuo durante todo o período de condução do estudo. Os principais desafios a serem enfrentados estão centrados na integração com os pacientes, com outros Centros de Pesquisa e integração entre a área técnica e de gestão. Apenas com dedicação e trabalho em equipe integrando todos os envolvidos é que se poderá atingir o sucesso do recrutamento e, consequentemente, contribuir para o sucesso do estudo.

Artigo:

Even with a large investment of time and resources by the Research Center team and the sponsor, it is estimated that 50 % to 63 % of the studies failed to meet the recruitment target or requires an extension of the deadline for recruitment. A low participant recruitment can lead to increased costs , decreased statistical power and delays in the introduction of new drugs , which shows the importance of proper preparation of recruitment strategies , whose practical aspects are presented in this lesson . Strategies should be planned not only with the imminent start of the study, but during all steps involving the study at the Research Center: feasibility step, contractual and budget negotiation step, regulatory step and, finally, before the study begin with a review of what had already been planned and preparation of Action Plans, all of this followed by continuous monitoring throughout the period of conducting the study. The main challenges to be faced are focused on integration with patients with other research centers and integration between technical and management areas. Only with dedication and teamwork integrating all involved parts is that we can achieve the success of recruitment and, consequently, contribute to the success of the study.

Palavras-chave: estratégias de recrutamento, pesquisa clínica, participantes de pesquisa, Recruitment Strategies, Clinical Trials, Research Subjects,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/medpro-2cisep-022

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Como citar:

Velleca, Mariana Salles La Terza; "Estratégias de Recrutamento de Participantes para Pesquisa Clínica: aspectos importantes e desafios", p. 196-203 . In: Anais do 2° Congresso Internacional Sabará de Especialidades Pediátricas [=Blucher Medical Proceedings, v.1, n.4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/medpro-2cisep-022

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