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ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO DA CIDADE DE SÃO PAULO

Cucick, Fernanda Luzia ; Rodrigues, Giulia Tabarini ; Matheus, Leonardo Vieira ; Mello Filho, Luiz Vicente Figueira de ;

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O estudo deste trabalho tem como principal objetivo analisar e propor alternativas para a redução de acidentes, não necessariamente no número, mas no montante de fatalidades e lesões no trânsito na cidade de São Paulo. Os acidentes de trânsito são a oitava maior causa de mortes no mundo conforme estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). No panorama mundial, o Brasil ocupa atualmente a quinta colocação entre os recordistas em mortes no trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. O Congresso Nacional alterou recentemente 11 artigos da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, com o intuito de reforçar a penalidade dos infratores de trânsito, com o propósito de reduzir os principais focos causadores de acidentes viários, entre eles: excesso de velocidade, alcoolismo, corridas clandestinas e ultrapassagens perigosas. Porém, no cenário brasileiro, as medidas tomadas não alcançam o objetivo esperado devido, principalmente, a fatores como a falta de fiscalização por parte das autoridades, escassez de campanhas educativas e penalidade dos infratores. Para concluir, este artigo demonstra que a integração das medidas sistemáticas e combinadas de políticas públicas voltadas para a saúde e vida das pessoas, podem levar à uma transformação comportamental no trânsito a longo prazo, reduzindo significativamente o número de mortes e com “lesões permanentes”.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP169

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Como citar:

Cucick, Fernanda Luzia; Rodrigues, Giulia Tabarini; Matheus, Leonardo Vieira; Mello Filho, Luiz Vicente Figueira de; "ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DE MORTES NO TRÂNSITO DA CIDADE DE SÃO PAULO", p. 341-359 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP169

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