Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESCRITA COLETIVA: POSSIBILITA AVANÇOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PELOS ALUNOS

RIBEIRO, Laisa Conceição ; LEAL, Luciana Ferreira ;

Artigo:

A objetividade desta pesquisa realizada em uma sala de Educação Infantil é mostrar como as crianças avançam em suas hipóteses de escrita e como isso acontece por meio da prática de escrita coletiva, observando como as mesmas aprendem, sendo as protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem. Haja vista que esta prática ainda é pouco utilizada nas escolas, como um recurso para a alfabetização. Consideramos que este conceito poderá ser transformado a partir do momento que os educadores compreendam o quanto esta prática auxilia no processo de aprendizagem dos alunos. Cabe ressaltar aqui que o objetivo dessa atividade de escrita coletiva na Educação Infantil não é o de levar esses alunos a concluir essa etapa de escolarização já alfabetizados. É permitir que eles tenham acesso ao mundo da escrita, já que o mesmo faz parte do cotidiano das crianças. Salientando que essa situação não foi imposta obrigatória, e sim de forma espontânea, significativa à realidade dos alunos, dentro de um contexto social.

Artigo:

Palavras-chave: escrita coletiva, hipótese de escrita, avanço, interação.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt20_24

Referências bibliográficas
  • [1] TEBEROSKY. A.; COLOMER, T. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Trad. Ana Maria Neto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2003.
  • [2] FERREIRO, E.; PALACIO, M. G. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Trad. Luiza Maria Silveira. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 1987.
Como citar:

RIBEIRO, Laisa Conceição; LEAL, Luciana Ferreira; "ESCRITA COLETIVA: POSSIBILITA AVANÇOS NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA PELOS ALUNOS", p. 1596-1604 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt20_24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações