Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ENTRE OLHARES, TAMBORES E AFETOS: ISHINDAIKO

CUNHA, Raissa Romano ; SOUZA, Carla Delgado de ;

Artigo:

O grupo de Taiko (tambores japoneses) Ishindaiko, formado em Londrina em novembro de 2003, é considerado, devido aos títulos acumulados, o melhor grupo de Taiko do país. O presente estudo visa desenvolver, através de uma perspectiva antropológica, uma análise do grupo étnico-percussivo Ishindaiko, a partir do trabalho de campo realizado durante o ultimo ano, com duas incursões diretas. A relação entre a vivência dos jovens dentro do grupo e a importância para a construção da identidade, tanto coletiva quanto individual, constitui um dos eixos do trabalho. A abordagem principal será a partir de um diálogo com Michel Maffesoli, em sua obra “O tempo das tribos”, com o intuito de observar como tal manifestação cultural tradicional, que vem sendo construídas pelos jovens nikkeis, é parte de um movimento de “reencantação do mundo” através do enaltecimento do “saber dos interstícios”, com a ênfase na ação comunitária. Além desse aspecto, a sacralização do cotidiano através da prática do taiko, construindo ritos e tradições particulares, configura o outro eixo do trabalho, em diálogo com Victor Turner e Pierre Clastres.

Artigo:

Palavras-chave: Taiko. Ritual. Tribalismo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt9_178

Referências bibliográficas
  • [1] CLASTRES, Pierre. “Da tortura nas sociedades primitivas” In: A sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac & Naify, 2003 [1974]
  • [2] MAFFESOLI, Michel. “O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa” Rio de Janeiro, Editora Florense Universitária, 2006.
  • [3] TURNER, Victor. “Betwixt and Between: O período limiar dos ritos de passagem” In: Florestas de Símbolos. Niterói, Eduff, 2005.
Como citar:

CUNHA, Raissa Romano; SOUZA, Carla Delgado de; "ENTRE OLHARES, TAMBORES E AFETOS: ISHINDAIKO", p. 880-888 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt9_178

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações