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ENTRANDO EM CAMPO: UM ESTUDO SOBRE DESIGN, VALORES E PERCEPÇÃO NA ARENA DO GRÊMIO

Silva, André Conti ; Zeni, Thiago ;

Artigo:

O presente artigo analisou as percepções dos torcedores do Grêmio Football Portoalegrense em seu novo estádio, a Arena do Grêmio. Foram coletados dados utilizando a metodologia do Laddering. A partir das respostas foi criado um mapa hierárquico que serviu para apontar os valores subjetivos que estão conectados com os atributos percebidos na Arena. Dentre as principais vertentes teóricas estão o marketing – norteador desse estudo multidisciplinar – sua derivação, o marketing esportivo, e assuntos adicionais e complementares, como design, design estratégico e design para emoção, fundamentais para o melhor entendimento do resultado da investigação. Os resultados da pesquisa apontam para valores como “saúde”, “família”, “stress” e “ânimo com o clube”, dando a interpretação de que, pelo menos no primeiro ano de atividades a Arena do Grêmio apresenta novas e diferentes experiências para seu público. O ponto de partida da pesquisa foi responder a pergunta: Quais os valores subjetivos ligados a efetividade da experiência proporcionada pelas novas arenas esportivas dos times de futebol brasileiros? Neste caso, a Arena do Grêmio foi o objeto de estudo.

Artigo:

This article analyzed the perceptions of Grêmio Football Portoalegrense`s fans in regards to their new stadium, the Arena do Grêmio. The methodology of Laddering has been used for the collection of all the information and data. A hierarchical map that pointed out the subjective values that are connected with the perceived attributes in the Arena was created from the responses given. Among the main theoretical sources, the marketing topics have been used - the guide of this multidisciplinary study - its derivation , sports marketing , and additional and complementary subjects such as design , strategic design and design for emotion, fundamental to a better understanding of the outcome of the investigation . The research results point values such as "health" , "family" , "stress" and "satisfaction with the club", providing the interpretation that at least in the first year of activities, the Arena do Grêmio presents new and different experiences for its attendees. The starting point of the research was to answer the following question: What are the subjective values related to the effectiveness of the experience offered by the new sports arenas of brazilian soccer teams? In this case, the Arena do Grêmio was the object of study.

Palavras-chave: Marketing. Design. Arenas Esportivas. Grêmio. Emoção., Marketing. Design. Sports Arenas. Grêmio. Emotion.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00726

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Como citar:

Silva, André Conti; Zeni, Thiago; "ENTRANDO EM CAMPO: UM ESTUDO SOBRE DESIGN, VALORES E PERCEPÇÃO NA ARENA DO GRÊMIO", p. 3300-3311 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00726

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