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ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E DAS PRÁTICAS DOCENTES

SANTOS, Leandra Ines Seganfredo ;

Artigo Completo:

Este trabalho objetiva refletir acerca da formação e das práticas de docentes de Língua Portuguesa, mestrandos do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da unidade da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop. Os dados são provenientes das discussões e produções teórico-práticas desenvolvidas no decorrer da disciplina obrigatória “Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e da Escrita” em que foram propostas atividades de leitura e escrita. No que diz respeito ao trabalho com a leitura, pautou-se em estratégias de leitura (SOLÉ, 1998) mediante uso da técnica de protocolo de leitura (BORTONI-RICARDO et al, 2013, LEFFA, 1996). Já o trabalho de escrita foi realizado com elaboração e aplicação de sequências didáticas (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004) em que se enfatizou o trabalho de reescrita, observando-se, sobretudo, a importância do turno do professor na correção e feedback da produção textual (RUIZ, 2001). O corpus de análise deste estudo é o material descritivo-analítico resultante da produção final de cada mestrando que cursou a disciplina e objetiva-se (re)conhecer como eles se apropriam da teoria para desenvolver as propostas práticas em suas respectivas salas de aula. Os resultados mostram que as discussões teóricas e a realização das propostas empoderaram os docentes para a realização de uma prática diferenciada em sala de aula mediante apropriação de diferentes técnicas e estratégias de leitura, bem como do uso efetivo do procedimento metodológico sequência didática. Revelou também, a importância de se trabalhar a linguagem em uma perspectiva que considere os aspectos sociocognitivos, metacognitivos e culturais.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ensino de língua portuguesa; produção textual; protocolos de leitura,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-035

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Como citar:

SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; "ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA: REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO E DAS PRÁTICAS DOCENTES", p. 446-463 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-035

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