Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ENCONTRO DO PIBID DA UEL: INTERDISCIPLINARIDADE, REFLEXÕES E A FORMAÇÃO DOCENTE

ARAÚJO, Cristiane Marques ; MAGALHÃES, Andrea ; MORENO, Erica ; ZORZO-VELOSO, Valdirene ;

Artigo:

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) foi instituído pela CAPES visando contribuir com a formação inicial de docentes em nível superior, fomentar a capacitação continuada aos professores atuantes nas escolas estaduais e municipais, e, consequentemente, promover o desenvolvimento e a melhoria da Educação Básica Nacional. Desde o ano de 2011, a Universidade Estadual de Londrina realiza o Encontro do PIBID da UEL, evento reunindo estudantes e professores envolvidos no Programa e retrata significativo elo entre as diferentes áreas de licenciaturas e interdisciplinares denominados de subprojetos. Nesse evento são apresentadas experiências vividas por estudantes dos cursos de licenciatura e por professores da rede pública de ensino, com enfoque na integração multidisciplinar e na exposição das ações desenvolvidas ao longo do ano nas escolas em que atuam os bolsistas. A integração e a interdisciplinaridade surgem como elementos essenciais para o fortalecimento e aprimoramento do PIBID, visto que a partir da troca de experiências, positivas e negativas, nascem reflexões e ações que melhoram o desempenho profissional e acadêmico. O subprojeto Letras-Espanhol participa mostrando impactos positivos na atuação dos bolsistas, na articulação da universidade e ensino fundamental e sua responsabilidade social. O presente estudo dialoga com LEFFA(2001), BRASIL(2011) e ZORZO-VELOSO(2013).

Artigo:

Palavras-chave: PIBID, formação docente, espanhol como língua estrangeira.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt3_21

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 197 Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 12/08/197
  • [2] LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras nas comunidades virtuais. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS, 2001, Goiânia. Anais do IV Seminário de Línguas Estrangeiras. Goiânia: UFG, 200 v. 1, p. 95-108. Disponível em: . Acesso em 27 mar 2016.
  • [3] Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: . Acesso em 19 abr. 2016. SILVA, Renata Ferreira da Silva. Importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem. Portal Educação: conhecimento para mudar sua vida, 201 Disponível em Acesso em 28 mar 2016.
  • [4] Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: . Acesso em 19 abr. 2016.
  • [5] ZORZO-VELOSO, Valdirene F. Ensinar español después de agosto de 2005: desafíos y perspectivas. In:Zorzo-Veloso, Valdirene F (org.). El español en línea de mira: enlaces lingüísticos, literarios y metodológicos. Londrina: UEL,2013. p.34
Como citar:

ARAÚJO, Cristiane Marques; MAGALHÃES, Andrea; MORENO, Erica; ZORZO-VELOSO, Valdirene; "ENCONTRO DO PIBID DA UEL: INTERDISCIPLINARIDADE, REFLEXÕES E A FORMAÇÃO DOCENTE", p. 293-300 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt3_21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações