Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ELETROFLOCULAÇÃO EM EFLUENTESOLEOSOS UTILIZANDO ELETRODOS DE ALUMÍNIO

NASCIMENTO, I. L. ; GOBBI, L. C.A. ; PORTO, P. S. S ; ROCHA, S. M. S. ;

Artigo:

Quando se aplica uma corrente diretamente à água através de eletrodos, utilizando a técnica de eletrofloculação, a barreira de energia é superada e as moléculas de água são quebradas liberando Al3+ e hidrogênio desenvolvido no anodo e catodo respectivamente. O cátion do metal reage com o íon hidroxila, formando um hidróxido metálico que age como coagulante, que agregam as partículas poluentes que, dependendo da quantidade de bolhas geradas no cátodo, irão precipitar ou atingir a superfície. Neste estudo foi investigada a influência da variação da razão da área superficial dos eletrodos (SA), pelo volume do reator (V) na remoção de matéria orgânica do efluente, medida em forma de demanda química de oxigênio (DQO). O parâmetro AS/V foi escolhido por ser geralmente utilizado no escalonamento de reatores. Assim utilizou-se um reator de 3,5 L (3500 cm3) e eletrodos de alumínio com área superficial de 24,5; 50 e 84 cm2. Após os testes pôde-se observar que, independente do parâmetro SA/V, ocorreu um acréscimo de pH e a “limpeza” da água, além disso, o eletrodo com maior área superficial propiciou a maior redução de carga orgânica em um tempo de retenção hidráulica de 30 minutos.

Artigo:

Palavras-chave: Agua de produção de Petróleo, Teor de Óleos e Graxas, DQO,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-010

Referências bibliográficas
  • [1] APHA. “Standard Methods for Examination of Water and Wastewater.” 20. Ed. Washington: American Public Health Association, 1998.
  • [2] CERQUEIRA, A. A. “Aplicação da técnica de eletrofloculação no tratamento de efluentes têxteis.” Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2006. 111 p. Dissertação (Mestrado).
  • [3] CRESPILHO, F. N.; REZENDE, M. O. O. “Eletroflotação: Princípios e Aplicações.” São Carlos: Editora Rima, 2004. 96 p.
  • [4] CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente. “Resolução 357 de 17 de Março de 2005”.
  • [5] OLIVEIRA, R.C.G. “Estudos de variáveis operacionais e interfaciais na flotação de óleo por gás dissolvido.” Dissertação (Mestrado em Engenharia), COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro. 199
  • [6] STEPHENSON, M.T. “A Survey of Produced Water Studies.” In Produced Water, J.P. Ray and F.R. Englehart (eds.), Plenum Press, New York. 1992.
  • [7] THOMAS, J. E. “Fundamentos de Engenharia de Petróleo.” PETROBRAS, Rio de Janeiro, 2001.
Como citar:

NASCIMENTO, I. L.; GOBBI, L. C.A.; PORTO, P. S. S; ROCHA, S. M. S.; "ELETROFLOCULAÇÃO EM EFLUENTESOLEOSOS UTILIZANDO ELETRODOS DE ALUMÍNIO", p. 44-49 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-010

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações