Artigo - Open Access.

Idioma principal

ELABORAÇÃO DE CARTAS DE ÍNDICE DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO DERRAME DE ÓLEO PARA A ILHA DE MOSQUEIRO – BELÉM/PA

PARENTE, Yago Yguara ; MENDES, Amilcar Carvalho ; SILVA, José Fancisco Berredo Reis e ; MIRANDA, Artur Gustavo ;

Artigo:

As Cartas de Sensibilidade Ambiental a Derramamentos de Óleo (Cartas SAO) constituem instrumentos de elevada importância, pois são fontes primárias de informações para a implementação de ações de resposta a vazamentos de petróleo e derivados, uma vez que apresentam informações sobre a sensibilidade das áreas litorâneas, recursos biológicos e econômicos. O estudo foi realizado na Ilha de Mosqueiro que se situa na região de influência direta e indireta de dois grandes portos de distribuição de combustíveis, e que possui forte atratividade turística decorrente de suas praias que, consequentemente, geram variadas atividades socioeconômicas. Nesse contexto foram elaboradas uma carta tática (1:70.000) e oito cartas operacionais (1:25.000). A metodologia consistiu no levantamento de dados bibliográficos, interpretação e processamento de imagens de satélites, campanha de campo, determinação do índice de sensibilidade do litoral (ISL), de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente (2004) e elaboração cartográfica em ambiente SIG. Foram delimitados 154 segmentos, distribuídos em 299,84 km de linha de costa. Dos ambientes mapeados, 87.44% foram classificados como ISL 10 (margem de rio – áreas inundáveis – várzeas ou terraços alagadiços), sendo concentrado nos setores NE, SE e SW da ilha. O setor NW da ilha apresentou maior distribuição dos ISL’s em comparação com o restante da região. A ilha de Mosqueiro apresenta alta sensibilidade e vulnerabilidade ambiental, uma vez que quase 90% de linha de costa apresenta índice de sensibilidade elevada (ISL 10) e os outros 10%, apesar de possuir baixos ISL’s, apresentam grandes atividades socioeconômicas associadas.

Artigo:

Palavras-chave: Derramamentos de Óleo, regiões litorâneas, monitoramento ambiental, cartografia temática,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-ma-007-5039

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO, R. S. (2005). Determinação do Índice de Sensibilidade do Litoral ao Derramamento de Óleo (ISL) para as Regiões Norte e Centro-Norte do Estado de Santa Catarina (SC). Universidade do Vale do Itajai. Centro de Ciencias Tecnologicas da Terra e do mar. Trabalho de Conclusão apresentado ao Curso de Oceanografia.
  • [2] CANTAGALLO, C.; GARCIA, G.J.; MILANELLI, J.C.C. Mapeamento de sensibilidade ambiental a derramamentos de óleo do Sistema Estuarino de Santos, estado de São Paulo. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology. Santa Catarina. 12(2):33-47. 2008.
  • [3] GONÇALVES, F. D.; FILHO, P. W. M. S.; MENDES, A. C. Mapeamento dos índices de sensibilidade ambiental a derramamentos de óleo no zona costeira amazônica (Baía de Guajará-Belém-PA). In: MENDES, A. C.; PROST, M. T.; CASTRO, E. Ecossistemas Costeiros. Belém-PA: Museu Emilio Goeldi, 2011.
  • [4] GREGÓRIO, A.M.S., Contribuição à gestão ambiental da Baía de Guajará (Belém-Pará- Amazônia) através de estudo batimétrico e sedimentológico. Dissertação de M.Sc., Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
  • [5] MMA – Ministério de Meio Ambiente / Secretaria de Qualidade nos Assentamentos Humanos SECRETARIA DE QUALIDADE NOS ASSENTAMENTOS HUMANOS - SQA. Especificações e normas técnicas para elaboração de cartas de sensibilidade ambiental para derramamentos de óleo: cartas SAO. Brasília, 2004.
Como citar:

PARENTE, Yago Yguara; MENDES, Amilcar Carvalho; SILVA, José Fancisco Berredo Reis e; MIRANDA, Artur Gustavo; "ELABORAÇÃO DE CARTAS DE ÍNDICE DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL AO DERRAME DE ÓLEO PARA A ILHA DE MOSQUEIRO – BELÉM/PA", p. 1082-1089 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-ma-007-5039

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações