Artigo - Open Access.

Idioma principal

EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A RELEVÂNCIA DA ÁGUA NAS AÇÕES COTIDIANAS: UMA ESTRATÉGIA PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL TENDA DOS MORENOS, UBERLÂNDIA-MG

PACHECO, Ingrid da Silva ; MEDEIROS, Maraína Souza ; PADILHA, Edyane Tássia ; GIROTTO, Layla Giovanna ; CABRAL, Andressa Costa e Silva ; ARAÚJO, Luiz Fernando Ribeiro ; AMARAL, Fábio Augusto do ; CANOBRE, Sheila Cristina ;

Artigo:

A água tem papel fundamental na existência de vida em todo o planeta terra. Ademais, é de vital importância para setores como de produção agrícola e industrial. Embora seja reconhecida sua importância, há vários impactos ambientais sobre a água oriundos de ações antrópicas, tais como: contaminação pelo despejo inadequado de efluentes; escoamento superficial agrícola, escoamento superficial urbano, bem como proliferação de doenças pela ingestão de água de má qualidade. Crianças que frequentam unidades escolares na zona rural estão mais suscetíveis a doenças infecciosas devido à qualidade inadequada da água de consumo oferecida. Pensando nisso, o presente trabalho buscou abordar o tema “Água: importância, contaminação e reuso”, mediante minicursos oferecidos sobre Educação Ambiental (EA), na Escola Municipal Tenda dos Morenos, localizada na região de Uberlândia-MG. Foram propostas atividades educativas para as turmas de 4º ao 9º ano ressaltando aspectos da importância e escassez da água, bem como a contaminação e doenças de veiculação hídrica. Cada atividade proposta foi pensada conforme a idade escolar dos respectivos alunos. Os resultados alcançados apontaram para uma melhor conscientização dos alunos quanto à importância ambiental desse recurso, além de mostrar a preocupação dos mesmos sobre a possível escassez de água devido ao desperdício nas atividades do cotidiano e a falta de conscientização quanto ao reuso.

Artigo:

Palavras-chave: Águas, Educação Ambiental, Ensino Fundamental,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-007-5082

Referências bibliográficas
  • [1] AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). O Uso Racional da Água. 2015
  • [2] BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília: 128 p, 1997.
  • [3] CUBA, M. A. Educação Ambiental nas escolas. ECCOM, v. 1, n. 2, p. 23-31, 2010.
  • [4] FREITAS, N. T. A.; MARIN, F. A. D. G. educação ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, número especial 1, p. 234-253, 2015.
  • [5] GRASSI, M. T. As águas do planeta terra. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, Edição especial, p. 31-40, 2001.
Como citar:

PACHECO, Ingrid da Silva; MEDEIROS, Maraína Souza; PADILHA, Edyane Tássia; GIROTTO, Layla Giovanna; CABRAL, Andressa Costa e Silva; ARAÚJO, Luiz Fernando Ribeiro; AMARAL, Fábio Augusto do; CANOBRE, Sheila Cristina; "EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A RELEVÂNCIA DA ÁGUA NAS AÇÕES COTIDIANAS: UMA ESTRATÉGIA PARA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL TENDA DOS MORENOS, UBERLÂNDIA-MG", p. 1193-1206 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-007-5082

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações