Artigo - Open Access.

Idioma principal

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO 1º AO 3º DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS TUCCI DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG

GIROTTO, Layla Giovanna ; PADILHA, Edyane Tassia ; PACHECO, Ingrid da Silva ; MEDEIROS, Maraína Souza ; ARAÚJO, Luiz Fernando Ribeiro ; CABRAL, Andressa Costa e Silva ; AMARAL, Fábio Augusto do ; CANOBRE, Sheila Cristina ;

Artigo:

O aumento das atividades humanas vem comprometendo a qualidade da água e aumentando assim a preocupação com a escassez desse recurso que já acomete parcelas da população mundial. A escassez e poluição da água podem ocasionar doenças de veiculação hídrica nas pessoas. Assim, a Educação Ambiental é utilizada como instrumento para incorporar valores e atitudes aos conhecimentos sobre processos ambientais e, dessa forma, conscientizar a população sobre a importância de uma relação equilibrada dos indivíduos com o ambiente em que vivem. Esse trabalho mostra o resultado de atividades realizadas com alunos do 1° ao 3° anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Carlos Tucci da zona rural do Município de Uberlândia-MG. Com as atividades foram abordados os seguintes assuntos: usos e importância, uso racional da água; contaminação e doenças de veiculação hídrica. As crianças se mostraram bastante participativas e gostaram de realizar trabalho em grupo, o conhecimento adquirido será compartilhado com seus familiares enquanto conta sobre seu dia na escola, tornando mais abrangente os resultados do trabalho. O mural montado ao final permite a socialização dos conhecimentos, conscientizando assim toda a comunidade escolar sobre a importância da água e sua preservação para o uso das atuais e futuras gerações.

Artigo:

Palavras-chave: Educação ambiental, Água, Escolas rurais, Uberlândia-MG,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-005-5081

Referências bibliográficas
  • [1] BACCI, D. De La C.; PATACA, E. M. Educação para a água. Estudos Avançados, v. 22, n. 63, p. 211-226, 2008.
  • [2] FERREIRA, J. E.; PEREIRA, S. G.; BORGES, D. C. S. A importância da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação e Cultura, n. VII, 2013, p. 104-119.
  • [3] SPINELLI, M. V. P.; CARVALHO, R. M. C. M de O.; SILVA, H. P. da; BRANDÃO, S. S. F.; FRUTUOSO, M. N. M. de A. Estudo sustentável da capacidade de carga antrópica e a sua influência no ponto de equilíbrio da resiliência ambiental. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 09, n. 01, 2016, p. 185-199.
  • [4] TOZONI-REIS, M. F. de C. Educação Ambiental: natureza, razão e história. Autores Associados: São Paulo, 2008. 166 p.
  • [5] TUCCI, C. E. M. Águas urbanas. Estudos Avançados, 22 (63), 2008, p. 97-112.
  • [6] GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: Ed. UFF, 1998. 137 p.
Como citar:

GIROTTO, Layla Giovanna; PADILHA, Edyane Tassia; PACHECO, Ingrid da Silva; MEDEIROS, Maraína Souza; ARAÚJO, Luiz Fernando Ribeiro; CABRAL, Andressa Costa e Silva; AMARAL, Fábio Augusto do; CANOBRE, Sheila Cristina; "EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS DO 1º AO 3º DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL CARLOS TUCCI DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG", p. 1176-1184 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-005-5081

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações