Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

E AGORA? UMA METODOLOGIA PARA DISCUTIR O DESENHO UNIVERSAL EM PROJETOS PADRONIZADOS

BAPTISTA, Mariana Bertani ; SUMI, Camilla M. ; GEIA, Maíra ; GOMES, Thaís C.M. ; BERNARDI, Núbia ; KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o resultado de um estudo de caso realizado com o intuito de descobrir como o processo participativo pode influenciar um projeto arquitetônico padrão. Após serem analisados os documentos pertinentes, foi desenhada uma metodologia de análise da acessibilidade dos projetos padronizados das creches Nave Mãe em Campinas/SP, e aplicada em uma edificação recém-inaugurada. Com os dados obtidos foi elaborada uma dinâmica no formato de jogo de tabuleiro, intitulado „E agora?‟, que foi aplicada a profissionais de projeto. O resultado foi o apontamento de soluções, mostrando que num projeto institucional, a discussão entre usuários e profissionais minimizam futuros problemas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Metodologia de análise de projeto; Acessibilidade; Processo participativo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-eneac2016-ACE06-3

Referências bibliográficas
  • [1] ARIAS, Camila Ramos; BIANCHI, Giovana; PINA, Silvia Mikami G.; KOWALTOWSKI, Doris C.K.K. e LABAKI, Lucila. Avaliando sentidos: espaços para surdocegos e múltiplo deficiente. IX Encontro Nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído, 2007.
  • [2] BINS, Vera Helena Moro; DISCHINGER, Marta; LUZ, Greyce Kelly; BRANDÃO, Milena de. Mesquita. Acessibilidade Espacial e Inclusão nas Instalações do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina - Avaliação e Propostas de Projeto. Florianópolis, PET -UFSC, 2007.
  • [3] CARNEIRO,.Rosângela Maria de Souza; DISCHINGER Marta. A cor na sala de aula do ensino médio: resultado de pesquisa realizada em escolas de Florianópolis. Periódico: 14º Congresso Internacional de Ergonomia Sustentabilidade de Interfaces Humano- Tecnologia: Produto, Informações, Ambiente Construído e Transporte, Joinville: UFSC, 2014.
  • [4] MESQUITA, Samara Annuar Haddad. Um Pouco da História das Creches e Naves-Mãe de Campinas: Paralelas Que Se Cruzam. TCC: Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Orientação: Prof. Dr. José Luis Sanfelice. Campinas: UNICAMP, 2012
  • [5] MULLER, Marcelle Suzete; BATISTA, Vilson João; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves. Aplicação de metodologia ergonômica para ambiente construído na análise da acessibilidade em parques infantis. Periódico: 14º Congresso Internacional de Ergonomia Sustentabilidade de Interfaces Humano- Tecnologia: Produto, Informações, Ambiente Construído e Transporte, Joinville: UFSC, 2014.
  • [6] ORNSTEIN, Sheila Walbe (Org.); ALMEIDA PRADO, Adriana Romeiro de (Org.); LOPES, Maria Elisabete (Org.). Desenho Universal – caminhos da acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010.
  • [7] Visita técnica realizada em 12/11/2015 - Registro fotográfico das autoras, respostas a entrevistas e observações.
Como citar:

BAPTISTA, Mariana Bertani; SUMI, Camilla M.; GEIA, Maíra; GOMES, Thaís C.M.; BERNARDI, Núbia; KOWALTOWSKI, Doris C. C. K.; "E AGORA? UMA METODOLOGIA PARA DISCUTIR O DESENHO UNIVERSAL EM PROJETOS PADRONIZADOS", p. 505-516 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-eneac2016-ACE06-3

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações