Artigo - Open Access.

Idioma principal

DO DESENHO DE CRIANÇA À ILUSTRAÇÃO INFANTIL.

Alencar, José Salmo Dansa de;

Artigo:

A proposta deste artigo é estabelecer relações entre as gêneses do desenho feito por crianças e da ilustração feita para crianças, partindo de um esquema descritivo da morfologia e do processo criativo do desenho infantil e, através deste referencial teórico, tentar expor uma análise de aspectos estéticos de cada um desses tipos de imagem. O trabalho descreve as etapas da maturação e aspectos morfológicos da mudança da linguagem visual (ícone gráfico) para linguagem verbal escrita (símbolo gráfico); aponta afinidades ontológicas e relações cíclicas de influência entre o desenho infantil e a ilustração de livros infantis; e estabelece relações poéticas sublinhando a importância da memória no processo criativo das duas formas de expressão gráfica.

Artigo:

The purpose of this article is to establish relationships between the genesis of the drawing made by children and illustration made for children, starting from a descriptive scheme of the morphology and the creative process of children''s drawing and, through this theoretical framework, trying to expose an analysis of aesthetic aspects each of these image types. The work describes the stages of maturation and morphological aspects of the change of visual language (graphical icon) to the written verbal language (graphic symbol); points out ontological affinities and cyclical relations of influence between child drawing and illustration of children''s books; and establishes poetic relations stressing the importance of memory in the creative process of two forms of graphic expression.

Palavras-chave: Processo criativo, Análise estética, Desenho de criança, ilustração de livros., Creative process, Aesthetic analysis, Child drawing, Book illustration.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00143

Referências bibliográficas
  • [1] ALENCAR, J. Salmo Dansa de - O começo é o fim pelo avesso: a transposição da narrativa oral para o desenho infantil. 95 f. Dissertação (mestrado) - Departamento de Artes e Design – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. RJ, 2004.
  • [2] BACHELARD, Gaston - Poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • [3] _____. Poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
  • [4] CARROLL, Lewis - Alice: edição comentada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. DARRAS, Bernard - Au commencement était l''image. Du dessin de l''enfant à la communication de l''adulte. Paris: ESF éditeur, 1996.
  • [5] DUARTE, Maria Lúcia Batezat - Sobre o sentido das representações gráficas infantis. São Paulo: Unicamp, Anais ANPAP. 1999.
  • [6] DURAND, Gilbert - O imaginário. Rio de Janeiro: Difel, 1994
  • [7] EDWARDS, Beth - Desenhando com o lado direito do cérebro. Rio de Janeiro: Ediouro. 2000.
  • [8] FLUSSER, Vilém - Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 2002
  • [9] _____. Mundo Codificado - Por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
  • [10] LINDEN, Sophie Van der - Para ler o livro ilustrado. São Paulo, Cosac Naify, 2011. LUQUET, George-Henri. (1927) - O desenho infantil. Porto: Ed. Minho, 1969.
  • [11] MUNARI, Bruno - Livros para crianças. In: MUNARI, Bruno. A arte como ofício. Lisboa: Presença, 1987.
  • [12] PIAGET, Jean.; INHELDER, B. - A psicologia da criança. Rio de Janeiro. São Paulo: Difel, 1968.
  • [13] SCHWARCZ, Joseph. H. - The Ways of the Illustrator. Chicago: American Library Association. 1982.
Como citar:

Alencar, José Salmo Dansa de; "DO DESENHO DE CRIANÇA À ILUSTRAÇÃO INFANTIL.", p. 3165-3175 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00143

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações