Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Diretrizes da construção de histórias em quadrinhos hipermídia para aprendizagem do aluno surdo

Construction guidelines of comic’s hypermedia for the deaf student learning

Busarello, Raul Inácio ; Ubricht, Vania Ribas ; Fadel, Luciane Maria ;

Artigo Completo:

A dificuldade do aluno surdo em compreender a língua escrita compromete sua aprendizagem. Assim, apresenta-se como alternativa a criação de objeto de aprendizagem com base em histórias em quadrinhos hipermídia, mídia que utiliza como base a junção de dois meios informacionais, o texto e a imagem. Desta forma, explora-se o resultado de grupo focal aplicado à voluntários surdos que utilizaram este objeto de aprendizagem, no qual foi possível estabelecer diretrizes para a construção deste gênero de artefato. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar as diretrizes criadas para o desenvolvimento deste tipo específico de mídia digital. Como resultados, constatou-se que a junção de imagem e texto da narrativa dos quadrinhos auxiliou na leitura de termos ditos complexos pelos alunos, sendo uma mídia facilitadora da aquisição do conhecimento. Apesar de ter sido sugerida a utilização de LIBRAS, esta não foi necessária para o entendimento do conteúdo de aprendizagem. Por fim foram estabelecidas 10 diretrizes contempladas em três áreas: a construção da narrativa na linguagem em histórias em quadrinhos; a construção do ambiente hipermídia para navegação nessa narrativa; e critérios para a apresentação das atividades ligadas à narrativa.

Artigo Completo:

The deaf student’s difficulty to understand the written language undermines them learning. Thus, we presented as alternative the creating of learning object based on comics hypermedia, it formed by two informational media, the text and the image. We explore focus group''s result applied on deaf volunteers after they used that learning object, where it was possible for us establish construction guidelines of this artifact gender. In this sense, the purpose of this paper is to present the guidelines created for the development of this digital media. As result, we found that the junction of text and pictures in comics storytelling helped the students to read complex terms. It was being a facilitator media of knowledge acquisition. Although the students had suggested use of LIBRAS, it was not necessary for them understood the learning content. Finally were established 10 guidelines included in three areas: the storytelling construction in the comics language; the hypermedia environment construcrion for navigation in the storyteling; and the presentation criteria for tests into the storytelling.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, objeto de aprendizagem, acessibilidade, diretrizes, surdos, Comics, learning object, accessibility, guidelines, deaf,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_95

Referências bibliográficas
  • [1] ASGF, Associação de Surdos da Grande Florianópolis. 201 Quem somos. In: Andlt;http://www.asgfsurdos.org.br/?page_id=3Andgt; 19/09/201
  • [2] BATISTA, C. R. 2008. Modelo e Diretrizes para o Processo de Design de Interface Web Adaptativa. Tese para obtenção do título de Doutor no programa Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Mídia e Conhecimento. Florianópolis.
  • [3] BAUER, M. W. Andamp; GASKELL, G. 2008. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7ª ed. Petrópolis, RJ : Vozes.
  • [4] BUSARELLO, R. I. 2011. Geração de conhecimento para usuário surdo baseada em histórias em quadrinhos hipermidiáticas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC.
  • [5] BUSARELLO, R. I.; FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R., Andamp; BIEGING, P.. 2014. Construction Parameters for Hypermedia Comics to Learning Based on the Gamification Concept In: International Conference on Design and Emotion. In: The colors of care : 9th International Conference on Design Andamp; Emotion. Bogotá - Colômbia: Ediciones Uniandes. v.1. p.616 – 622.
  • [6] BUSARELLO, R. I.; SILVA, A. R. L.; SANTOS, N.; FIALHO, F. A. P.; ULBRICHT, V. R. Andamp; SPANHOL, F. J. 2013. Representação Gráfica do Conhecimento: Análise de Histórias em Quadrinhos para EaD por Meio de Mapa Cognitivo In: X International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2013, Florianópolis - SC.
  • [7] BUSARELLO, R. I.Andamp; ULBRICHT, V. R. 2013 Objeto de Aprendizagem em Histórias em Quadrinhos Hipermídia para Surdos In: Octava Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje - LACLO 2013, 2013, Valdívia - Chile: Universidad Austral de Chile, 2013. v.4.
  • [8] BUSARELLO, R. I., ULBRICHT, V. R.; BIEGING, P.; VILLAROUCO, V. 2013. Deaf Students and Comic Hypermedia: Proposal of Accessible Learning Object In: Universal Access in Human Computer Interaction.1 ed. London New York : Springer Heidelberg Dordrecht London New York, v.8, p. 133-142.
  • [9] CORRADI, J. A. M. Andamp; VIDOTTI, S. A. B. 2010. Ambientes Informacionais Digitais Acessíveis a Minorias Lingüísticas Surdas: cidadania e/ou responsabilidade social. In: Andlt;http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/412/1/GT%208%20Txt%203-%20CORRADI.pdfAndgt; 05/07/2010.
  • [10] FIELD, Syd. 2009. Roteiro: os fundamentos do roteirismo. Curitiba : Artes e Letras.
  • [11] GERDE, V. W. Andamp; FOSTER, R. S. Foster. 2008. X-Men Ethics: Using Comic Books to Teach Business Ethics. DOI 10.1007/s10551-006-9347-3. Journal of Business Ethics 77:245–258.
  • [12] GIL, A. C.. 2002. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo : Atlas.
  • [13] GORDON, A. S. 2006. Fourth Frame Forums: Interactive Comics for Collaborative Learning. ACM 1-59593-447-2/06/0010. In: MM’06, October 23–27, 2006, Santa Barbara, California, USA.
  • [14] IATEL, Instituto de Audição e Terapia da Linguagem. 2011. Quem Somos. In: Andlt;http://iatel.org.br/home/?page_id=11Andgt; 19/09/2011
  • [15] MACEDO, C. M. S.. 2010. Diretrizes para criação de objetos de aprendizagem acessíveis. Tese para obtenção do título de Doutor no programa Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – PPEGC, da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis.
  • [16] MARSCHARK, M.; SAPERE, P.; CONVERTINO, C. M. C. Andamp; MAYER, C. 2009. Are Deaf Students’ Reading Challenges Really About Reading? In: American Annals of the Deaf, Volume 154, Number 4, Fall, pp. 357-370 (Article)
  • [17] MCCLOUD, S. 2006. Reiventando os Quadrinhos: como a imaginação e a tecnologia vêm revolucionando essa forma de arte. M. Books do Brail Editora Ltda. – São Paulo.
  • [18] MERRIAM, S. B. 1998. Qualitative Research and Case Study Applications in Education: Revised and Expanded from I Case Study Research in Education. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
  • [19] MURRAY, J. H. 2003. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp.
  • [20] VERGARA-NUNES, E.; BUSARELLO, R. I.; DANDOLINI, G.; SOUZA, J. A.; ULBRICHT, V. R. Andamp; VANZIN, T. 2011. Construção de objetos de aprendizagem acessível: foco na aprendizagem significativa In: Cadernos de Informática - Volume 6 - Número 1 – 2011. Anais do VI Congresso Ibero-americano de Telemática (CITA 2011) - Gramado RS.
  • [21] WILEY, D. A. 2000. Connecting Learning Objects to Instructional Design Theory - a definition, a methaphor and a taxonomy In: The Instructional Use of Learning Objects. Utah: [s.n.].
Como citar:

Busarello, Raul Inácio; Ubricht, Vania Ribas; Fadel, Luciane Maria; "Diretrizes da construção de histórias em quadrinhos hipermídia para aprendizagem do aluno surdo", p. 271-280 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_95

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações