Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DINÂMICA DA INSERÇÃO DO DESIGN NO SETOR PÚBLICO POR MEIO DOS NÍVEIS DE INTERAÇÃO GRADATIVA: APLICAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE INTERESSE DO GOVERNO MUNICIPAL

Keil, Malis Maria Liebl ; Quindani, Pâmela ; Kistmann, Virgínia de S. C. Borges ;

Artigo Completo:

Em todo o planeta há um foco crescente de como o design e outras habilidades criativas podem contribuir no processo da rápida urbanização verificada ao longo das últimas décadas. O crescimento das cidades acelera a busca por soluções técnicas e sociais de design que possam atender ao desafio de criar ambientes urbanos sustentáveis em grande escala. No entanto, soluções de design vivenciadas por países desenvolvidos visando a superar falhas estruturais comuns na prestação de serviços e políticas ainda são inexistentes ou insípidas nas cidades do Brasil. Este artigo busca compreender a dinâmica da inserção do design no setor público e, com base nessas informações, propor um meio de aproximação entre o poder público municipal e designers no Brasil. A ação realizada alicerçou-se numa investigação de interesse do governo municipal de uma cidade do interior de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada no contexto de um projeto de pesquisa abarcado na Universidade do Contestado, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bento do Sul. Esse trabalho conjunto deu-se por meio de questionários, aplicados em uma amostra populacional e que propiciou abordar diversos assuntos relacionados às percepções gerais sobre a qualidade de vida, qualidade da infraestrutura na cidade e participação nas decisões do município. Os resultados fazem parte de um conjunto de informações que indicam o nível de sustentabilidade do lugar e são divulgados na plataforma do Programa de Cidades Compactas da ONU (UN Global Compact Cities Programme). O principal resultado da ação foi a aproximação entre o governo e academia. Esta tem meios de realizar a pesquisa com estratégias de design (investigação com foco nos usuários finais), seguindo premissas do design (usuário é o centro) e envolvendo os diversos atores num objetivo comum (investigação participativa). A partir dos resultados obtidos foram indicadas as áreas de maior deficiência e interesse sob o ponto de vista da comunidade. Por outro lado, com essas informações, a academia, por meio do curso de Design, tem a possibilidade de propor projetos para soluções de problemas pontuais e que, consequentemente, abrem espaço para ações futuras.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Design Thinking; Gestão do Design; Design para cidades.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0151

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE SÃO BENTO DO SUL. Perfil socioeconômico: São Bento do Sul. São Bento do Sul: UNIVILLE, 2009. 126 p.
  • [2] BRASIL, I. B. G. E. Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. Censo Demográfico 2000, 2008.
  • [3] BRASIL, I. B. G. E. Instituto Brasileiro de geografia e Estatística. Dados do município de São Bento do Sul, SC. Disponível em . Acesso em 30 de abr 2016.
  • [4] DESIGN COUNCIL. Design for Public Good. London: Design Council, May /2013. SEE Platform. Londres, 2013. Disponível em < http://www.designcouncil.org.uk/resources/report/design-public-good>. Acesso em 30 abr 2016.
  • [5] GOSPODINI, Aspa. Urban morphology and place identity in European cities: built heritage and innovative design. Journal of Urban Design, v. 9, n. 2, p. 225-248, 2004.
  • [6] JAMES, Paul et al. Urban Sustainability in Theory and Practice: Circles of sustainability. Nova York: Routledge, 2015. 260 p.
  • [7] NOVAES, Washington. VIVER NAS CIDADES. In: NETO, E. R.; (ORGS.), C. M. B. Saúde nos aglomerados urbanos: uma visão integrada. Brasilia: Organização Pan-Americana da Saúde, 2003. p. 21-39.
  • [8] UNITED NATIONS. World Urbanization Prospects. New York: United Nations, 2015. Disponível em < http://esa.un.org/unpd/wup/Publications/Files/WUP2014-Report.pdf >. Acesso em 30 de abr 2016.
Como citar:

Keil, Malis Maria Liebl; Quindani, Pâmela; Kistmann, Virgínia de S. C. Borges; "DINÂMICA DA INSERÇÃO DO DESIGN NO SETOR PÚBLICO POR MEIO DOS NÍVEIS DE INTERAÇÃO GRADATIVA: APLICAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE INTERESSE DO GOVERNO MUNICIPAL", p. 1778-1789 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0151

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações