Artigo - Open Access.

Idioma principal

DIAGNÓSTICO FUNCIONAL DE UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA MITIGAÇÃO DE IMPACTOS OCASIONADOS POR RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

PAULA, Kadja Monaysa Mendonça de ; PINTO JÚNIOR, Ismar Macário ; SILVA, Janine da Rocha ; VIEIRA, Julio César Barbosa ; PEIXOTO, Vinícius Santos ;

Artigo:

Os resíduos sólidos são materiais derivados das atividades humanas que são descartados, passíveis de serem aproveitados de forma direta ou indireta para alguma outra finalidade. Uma das formas mais eficazes de reaproveitamentos desses resíduos é com a reciclagem, que se apresenta como uma alternativa no tratamento ou na redução dos resíduos sólidos urbanos, que traz grandes benefícios como a diminuição dos impactos ambientais provenientes de resíduos e a geração de empregos. As cooperativas de reciclagem são a consolidação dessa eficácia, contribuindo com esse processo de tratamento e redução através da coleta, separação e fornecimento de matéria-prima secundária para a indústria. O presente estudo teve como objetivo diagnosticar a situação operacional da Cooperativa de Recicladores de Alagoas - Cooprel II, uma cooperativa de reciclagem localizada na cidade de Maceió. Para isso foram realizadas visitas in loco, onde registrou-se por meio de fotografias: como ocorre o processo de reciclagem, desde o momento em que o resíduo chega no galpão, sua segregação, preparação e acondicionamento para a venda; a situação a qual os cooperados trabalham, seus equipamentos de proteção individual e os equipamentos coletivos; além de uma busca nos documentos de balanço quantitativo, que demonstram a movimentação mensal do material que é vendido e a rentabilidade para cada cooperado. Diante do diagnóstico realizado constatou-se que existem várias deficiências no processo produtivo da cooperativa, fazendo com que o trabalho realizado seja em um nível muito abaixo do recomendado, em termos de produção e principalmente em termos de segurança do trabalho.

Artigo:

Palavras-chave: Resíduo Sólido, Cooperativa de Reciclagem, Diagnóstico,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-011-4984

Referências bibliográficas
  • [1] IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico. PNSB – Pesquisa do Saneamento Básico. 2000. http://www.ibge.gov.br.
  • [2] Jucá, J. F. T. - Disposição final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. 5o Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental. REGEO’2003 – Porto Alegre, RS.
  • [3] Lei 12305 de 02/08/2010. Altera a lei 9605 e institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
  • [4] LOGÍSTICA REVERSA, Série: Cadernos de Educação Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente Estadual, texto de Flávio Miranda de Ribeiro - São Paulo – SP.
  • [5] MANUAL DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. José Henrique Penido Monteiro... [et al.]; coordenação técnica Victor Zular Zveibil Rio de Janeiro: IBAM, 2001
Como citar:

PAULA, Kadja Monaysa Mendonça de; PINTO JÚNIOR, Ismar Macário; SILVA, Janine da Rocha; VIEIRA, Julio César Barbosa; PEIXOTO, Vinícius Santos; "DIAGNÓSTICO FUNCIONAL DE UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA MITIGAÇÃO DE IMPACTOS OCASIONADOS POR RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS", p. 904-909 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-rs-011-4984

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações