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DIAGNOSES DE BORDO: POSSÍVEIS RUMOS DA EVOLUÇÃO DO OBDBR-2

Duque, Oscar Javier; Jr., Guido Roewer; Furlan, Paolo;

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O presente trabalho visa mostrar a possibilidade de evolução da normativa OBDBr-2, demonstrando que é oportuno caminhar na mesma direção dos mais exigentes padrões internacionais visando um futuro alinhamento das normativas, mesmo levando-se em consideração os fatores complicadores da tecnologia Flex Fuel. A redução dos limites de emissões OBDBr-2 seguindo a tendência de redução daqueles das emissões de escapamento e levando-se em consideração possíveis alterações nos fatores de deterioração (Durabilidade de 80000km para 120000km ou 160000km), a criação de um limite para os óxidos de nitrogênio (NOx) para a diagnose do catalisador que conta apenas com o limite para hidrocarbonetos (NMHC), e a obrigatoriedade de se manter as diagnoses ativas em qualquer relação Ar/Combustível e não apenas nas relações correspondentes a Etanol (E100) e Gasolina (E22), são medidas possíveis de serem implantadas. Os sistemas mais modernos já estão preparados para estas mudanças, como será apresentado neste trabalho, restando apenas a calibração dos parâmetros de funcionamento das diagnoses.

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DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP12

Referências bibliográficas
Como citar:

Duque, Oscar Javier; Jr., Guido Roewer; Furlan, Paolo; "DIAGNOSES DE BORDO: POSSÍVEIS RUMOS DA EVOLUÇÃO DO OBDBR-2", p. 70-88 . In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea-PAP12

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