Artigo - Open Access.

Idioma principal

DEWEY E ENSINO DE FÍSICA

DOS SANTOS, Mateus C. P.; DE ASSIS, Ismael R.; ANDREATA, Mauro A.;

Artigo:

Observações nos mostraram que a física do ensino médio vem sendo mostrada de forma dogmática, tradicional e verbalista, que somada à passividade e a verborreia do professor tradicional gera a falta de correlação dos conceitos físicos pelos alunos, levando-os ao desinteresse. Visando sanar estes problemas, aplicamos o método de problemas criado por Dewey, onde houve resultados, pois “a mudança e a contingência são traços genéticos da realidade, a vida apresenta, constantemente, problemas que necessitam de investigação. Em consequência, que método poderia ser mais apropriado ao ensino que o célebre método do problema de Dewey?” (BRUBACHER, 1978, p. 295). 

Artigo:

Palavras-chave: Método de Problemas, Ensino de Física, Pensamento reflexivo,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/phypro-sefiscac-004

Referências bibliográficas
  • [1] ABBAGNANO, Nicola; VISALBERGHI, Aldo. História da Pedagogia. Tradução de Glicínia Quartin. Lisboa: Livros Horizonte, s/d. v. II. 419 p.
  • [2] AGUAYO, Alfredo Miguel. Didática da Escola Nova. Tradução de João Baptista Damasco Penna e Antônio d’Ávila. 14. ed. São Paulo: Nacional, 1970. 368 p.
  • [3] BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 316 p.
  • [4] BRUBACHER, John Seiler. John Dewey. In: CHÂTEAU, Jean. Os grandes pedagogistas. Tradução de Luiz Damasco Penna e João Baptista Damasco Penna. São Paulo: Nacional, 1978. 358 p.
  • [5] CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP 1999. 701 p.
  • [6] DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo - uma reexposição. Tradução de Haydée de Camargo Campos. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959. 292 p. [A primeira edição, em inglês, é de 1910]
  • [7] LIMA, Lauro de Oliveira. Mutações em Educação segundo McLuhan. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 1979. 64 p.
  • [8] NÉRICI, Imídeo Giuseppe. Metodologia do Ensino Superior. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1973. 349 p.
  • [9] PAVLOV, Ivan Petrovitch. I. P. Pavlov: obras escolhidas. Tradução de Hugolino de Andrade Uflaker e Elena Olga Maria Andreoli. São Paulo: Fulgor, 1962. 311 p.
Como citar:

DOS SANTOS, Mateus C. P.; DE ASSIS, Ismael R.; ANDREATA, Mauro A.; "DEWEY E ENSINO DE FÍSICA", p. 15-19 . In: Anais da 1ª Semana da Física do Campus Catalão [= Blucher Physics Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-sefiscac-004

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações