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DETERMINAÇÃO DA ALTURA DE CHASSI EM ORDEM DE MARCHA: CÁLCULO TEÓRICO PARA ALTURA DE DEGRAU/PLATAFORMA

Farias, Fabiano Monteiro Niehues de; Erthal, Jorge Luiz;

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Para a fabricação de um ônibus é necessário uma boa interface entre o chassi e carroceria. Um item muito importante deste acoplamento é a determinação de sua altura em relação ao solo. Esta altura é determinada por norma e ocasionalmente restringida em licitações. Devido a diversas variações de chassis e carrocerias no mercado se faz necessário um estudo para garantir a altura do conjunto ao solo a fim de se ter o veículo completo em concordância com a legislação e requisitos do cliente. Uma maneira de determinar esta altura é encarroçando um chassi, tirando as medidas e, finalmente, confirmando se estão dentro das tolerâncias permitidas. Esta opção se torna inviável pelo custo envolvido. Outra opção, antecedendo o projeto da estrutura da carroceria, é carregar o chassi com a carga aproximada e bem distribuída da carroceria completa e medir os valores de altura do chassi. Neste caso tem-se valores mais próximos do conjunto para determinar as dimensões finais do projeto, mas ainda dispendiosos, tanto em tempo quanto em dinheiro. Uma terceira opção, objetivo deste trabalho, é a determinação teórica da altura do chassi utilizando dados reais e de desenhos previamente disponibilizadas pelos fabricantes de chassis e pneus. O processo tem boa aproximação, baixo custo, mas são necessários alguns cuidados prévios, que são imprescindíveis para um bom resultado.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP144

Referências bibliográficas
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Como citar:

Farias, Fabiano Monteiro Niehues de; Erthal, Jorge Luiz; "DETERMINAÇÃO DA ALTURA DE CHASSI EM ORDEM DE MARCHA: CÁLCULO TEÓRICO PARA ALTURA DE DEGRAU/PLATAFORMA", p. 161-168 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP144

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