Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN UNIVERSAL APLICADO A MATERIAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

Lanutti, Jamille Noretza de Lima ; Paschoarelli, Luis Carlos ;

Artigo Completo:

O design universal preconiza que produtos e sistemas possam ser acessíveis por um amplo e diversificado grupo de usuários. A aplicação de seus princípios, no design gráfico de material didático, pode contribuir para a integração de crianças com deficiência visual no processo de educação infantil. Este estudo apresenta uma atividade didática em um curso de ensino superior em design, cujos estudantes desenvolveram diferentes alternativas (protótipos), as quais foram avaliados por um grupo de especialistas. Os resultados desta avaliação apontam que a aplicação dos princípios do Design Universal em projetos de design gráfico criam uma experiência de integração social de expressiva importância para estudantes de design.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design Universal; didática; deficiência visual,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0236

Referências bibliográficas
  • [1] ALVARENGA, F. Uma abordagem metodológica para o projeto de produtos inclusivos. Campinas: UNICAMP, Faculdade de Engenharia Mecânica, 2006.
  • [2] BRUNO, M. M. G. Deficiência visual: reflexão sobre a prática pedagógica. São Paulo: Laramara, 1997.
  • [3] ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (1990). Estatuto da criança e do adolescente: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, Lei n. 8.242, de 12 de outubro de 1991. – ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001. 92 p.
  • [4] GASPARETT O, M. E. R. F. et al. Inclusão do indivíduo com baixa visão/cego, onde estamos e para onde vamos. I n: KARA-JOSÉ, N.; RODRIGUES, M. L. V. Saúde ocular e prevenção da cegueira. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2009. p. 189-196.
  • [5] INEP. Resumo técnico - Censo Escolar 2010. Disponível na internet por . Acesso em 10 de mai. de 2016.
  • [6] Lopes, M. C. B. et al. Avaliação e tratamento fisioterapêutico das alterações motoras presentes em crianças deficientes visuais. Revista Brasileira de Oftalmologia, Rio de Janeiro, v. 63, n. 3., 2014, p. 155-161.
  • [7] MAIA, F., FREITAS, S. Tecnologia Assistiva e Design - Conceitos e aplicações. In: Congresso Internacional de pesquisa em Design, 5., 2009, Bauru. Anais do 5º CIPED – Congresso Internacional de pesquisa em Design. Bauru – São Paulo, 2009.
  • [8] MENDES, E.G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33 set./dez, 2006.
  • [9] ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). CID- 10. Classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. ed. rev. São Paulo: EDUSP, 2003.
  • [10] RADABAUGH, M. P. Study on the Financing of Assistive Technology Devices of Services for Individuals with Disabilities - A report to the president and the congress of the United State, National Council on Disability, Março 1993. Disponível na internet por Acesso em 05 de mai. 2016.
  • [11] RIBEIRO, M. et al. O Design Universal como abordagem ergonômica na concepção de produtos. In: Congresso de gestão de desenvolvimento de produto, 3., 2001, Santa Catarina. Anais do 3º Congresso de gestão de desenvolvimento de produto. Santa Catarina, 2001.
  • [12] SANTANA, C. L. et al., Inclusão escolar: a utilização da tecnologia assistiva na educação regular. In: Simpósio Educaçãoe Comunicação: info-inclusão e possibilidades de ensinar e aprender, 3. 2012, Sergipe. Anais do 3º Simpósio Educaçãoe Comunicação. Sergipe, 20
  • [13] SANTOS, A. C. F. et al. Reflexões sobre a tecnologia assistiva no atendimento ao deficiente físico. Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação em disciplina, Pós-graduação em Ed. Especial na Perspectiva da Inclusão, Faculdades integradas Ipiranga, 2014.
  • [14] SOARES, A. L. et al. Investigando a tecnologia assistiva para deficientes visuais através de uma experiência de estágio supervisionado. In: Seminário Nacional de Inclusão Digital, 2., 2013, Anais do 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital. São Paulo, 2012.
  • [15] WEST, S.; SOMMER, A. Prevention of blindness and priorities for the future. Bulletin of the World Health Organization, New York, v. 79, n. 3, p. 244-248, 2001.
Como citar:

Lanutti, Jamille Noretza de Lima ; Paschoarelli, Luis Carlos; "DESIGN UNIVERSAL APLICADO A MATERIAL DIDÁTICO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA", p. 2760-2772 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0236

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações