Resumo - Open Access.

Idioma principal

Design Thinking: inovação e versatilidade em diferentes áreas do conhecimento

Assis, Maria Paulina de ; Zacura, Lucas Horácio ; Costa, Joyce Rodrigues de Souza ; Araujo, Juliana Pereira de ; Erbs, Rita Tatiana Cardoso ; Martinez, Fabiana Jordão ;

Resumo:

A Incubadora de Empreendimentos Sociossolidários – INESSOL, da Universidade Federal de Goiás – campus de Catalão, realiza projetos de extensão universitária no âmbito da educação popular, em processos de incubação de desenvolvimento de cooperativas de trabalhadores radicados na cidade. A INESSOL tem utilizado a metodologia do Design Thinking para a compreensão da realidade das cooperativas e também para a intervenção nos processos de intervenção. Daí surge a necessidade de aprofundamento dos conhecimentos sobre esta metodologia por parte de seus membros. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar o estado da arte do Design Thinking no Brasil, com foco na versatilidade de seu uso, considerando as várias possibilidades de aplicação desta metodologia, em diferentes contextos e áreas do saber, tais como inovação organizacional, inovação educativa, imersão e implementação de projetos em comunidades, extensão universitária, incubação de projetos por incubadoras sociais como a INESSOL, dentre outros projetos possíveis nas áreas educacionais e sociais. A metodologia de pesquisa será a busca na Internet – no período compreendido pelos últimos dez anos (de 2007 a 2016) – de artigos, vídeos, acadêmicos, sites de consultorias, cursos online e bases de dados de pesquisa científica. A partir da pesquisa será feita uma compilação dos achados, que, por sua vez, serão usados para a fundamentação teórica deste artigo. Espera-se obter como resultado um repositório de objetos de aprendizagem armazenados em plataformas “em nuvem” e também uma pasta específica no gerenciador de referências EndNote, para apoio a futuras pesquisas sobre Design Thinking. Esta ação será útil para os trabalhos futuros da INESSOL, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e professores do grupo de pesquisa e também da comunidade acadêmica como um todo, tendo em vista que os trabalhos ficarão disponíveis na grande rede.

Resumo:

Palavras-chave: Design Thinking; Incubadora Social; Extensão,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sma2016-res010

Referências bibliográficas
Como citar:

Assis, Maria Paulina de; Zacura, Lucas Horácio; Costa, Joyce Rodrigues de Souza; Araujo, Juliana Pereira de; Erbs, Rita Tatiana Cardoso; Martinez, Fabiana Jordão; "Design Thinking: inovação e versatilidade em diferentes áreas do conhecimento", p. 243-244 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1]. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/sma2016-res010

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações