Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS: SOLUÇÕES ACESSÍVEIS EM PRODUTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE BRAILLE PARA CEGOS

Gonçalves, Hígor da Mota ; Mourão, Nadja Maria ; Engler, Rita de Castro ;

Artigo Completo:

Para o aprendizado de pessoas cegas ou com baixa visão, necessita-se de maior dedicação do professor e de recursos que possibilitem o entendimento do aluno, atendendo ao nível de aprendizagem e aos conteúdos. Os recursos didáticos são todos os recursos físicos, utilizados com maior ou menor frequência, em todas as disciplinas, áreas de estudo ou atividades, sejam quais forem os métodos empregados, visando auxiliar o educando a realizar sua aprendizagem mais eficientemente. Nessa proposta, busca-se analisar exemplos de jogos didático-pedagógicos que incentivam a aprendizagem dos cegos, em especial os recursos que facilitam o ensino do Braille. Braille é um processo de escrita e leitura, baseado em sessenta e quatro símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. A metodologia para desenvolvimento dessa proposta consiste na pesquisa qualitativa, fundamentada no design inclusivo, de natureza aplicada. O objetivo do problema é abordado no método descritivo, através de dados quanti-qualitativos. As breves análises realizadas até o momento apontam que os jogos didático-pedagógicos incentivam e facilitam o ensino do Braille, e que podem ser utilizados por qualquer idade. Registra-se a importância da intervenção do design nesse processo. Novos recursos didático-pedagógicos podem ser desenvolvidos e os que já existem podem ser aprimorados.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Educação Especial; Cegos; Recursos Didáticos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0196

Referências bibliográficas
Como citar:

Gonçalves, Hígor da Mota; Mourão, Nadja Maria; Engler, Rita de Castro; "DESIGN, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS: SOLUÇÕES ACESSÍVEIS EM PRODUTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE BRAILLE PARA CEGOS", p. 2293-2303 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0196

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações