Setembro 2016 vol. 2 num. 4 - XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas

Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA

CASAGRANDE, Lariane ; LONDRINA, Rosane Fonseca de Freitas Martins ; TOZATTI, Danielle de Marchi ;

Artigo:

Apesar do Brasil ser um país majoritariamente mestiço, a ausência de referenciais negros é um fato que interfere diretamente na valorização do negro e na construção da identidade da criança negra. O presente trabalho objetiva mostrar o desenvolvimento de um projeto gráfico, para um livro infantil direcionado à crianças entre 5 e 7 anos, que valoriza e estimula a diversidade e a construção da identidade negra. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória qualitativa incluindo-se pesquisa de dados primários e entrevista com o público para o qual o livro se destina. Foram eixos de pesquisa: a cultura e literatura infantil afro-brasileira; aspectos atuais gerais do livro infantil; e o design editorial, que envolve a pesquisa de cor, formato, tipografia, diagramação e, produção gráfica com destaque para a ilustração. Apresenta como resultados o projeto gráfico assertivo elaborado com base nas investigações que colabora com a ressignificação do papel feminino negro na literatura infantil.

Artigo:

Palavras-chave: Livro Infantil. Design Editorial. Identidade Negra Brasileira,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/sosci-xisepech-gt11_146

Referências bibliográficas
  • [1] ALBERTO, Adriano Contreras. SIQUIERA, Filipe Rodrigues de. TERUO, Luiz.Vantagens e desvantagens dos livros eletrônicos se comparado com os livros impressos (físicos) na opinião do público. VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paulo Souza 2013. Disponível em: < http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/008-workshop-
  • [2] 2013/trabalhos/otimizacao_e_qualidades_de_sistemas_produtivos/121389_874_884_fin al.pdf > Acesso em nov 2015.
  • [3] ALBUQUERQE, Wlamira e FRAGA FILHO, Walter, Cultura negra e cultura nacional: samba, carnaval, capoeira e candomblé in Uma história do negro no Brasil, Salvador, Fundação Cultural PALMARES, 2006,cap. IX. Disponível em: Acesso em 22 de maio 201
  • [4] ARBOLEYA, Valdinei José. O negro na literatura infantil: apontamentos para uma interpretação da construção adjetiva e da representação imagética de personagens negros. Revista África e Africanidades - Ano I - n. 3 - Nov. 2008. Disponível em < http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/O_negro_na_literatura_infantil_a pontamentos.pdf> Acesso em 05 jun. 2013.
  • [5] ASSIS, Danilo. O Projeto Gráfico Editorial e o Universo Livresco Infantil. 2007. Acesso em: 15 Out. 201
  • [6] SOUZA, Marina de Mello e. A descoberta da África. In. FIGUEIREDO, Luciano (Org.). Raízes Africanas. Rio de Janeiro, RJ: Editor Sabin, 2009.
  • [7] SOUZA, Silvia Cristina Martins de; FREITAG, Liliane da Costa; COSTA, Maria Paula; DE SALIS, Carmen Lúcia Gomes; STANCZYK FILHO, Milton; DE SALIS, André Ulysses (Orgs.). Conjunção de Saberes: Ensino e Pesquisa de História. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
  • [8] MARIOSA, Gilmara Santos e REIS, Maria da Glória dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária. Londrina, Vagão- volume 8, parte A, p. 42-53, dezembro de 2011. Disponível em < http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8AArt06.pdf> Acesso em 23 mar. 2013.
  • [9] MEC, Site, 2015. Disponível em: Acesso em 11 out.2015.
  • [10] JOVINO, Ione da Silva. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In.SOUZA, Florentina e LIMA, Maria Nazaré (Org.). Literatura Afro-Brasileira. Centro de Estudos Afro- Orientais, Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.
  • [11] MUNANGA, Kabenguele (org). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
  • [12] POWERS, Alan. Tradução: Otacílio Nunes. Era uma vez uma capa: História ilustrada da literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
  • [13] BELEI, Renata Aparecida. GIMENIZ-PASCHOAL, Sandra Regina. NASCIMENTO, Edinalva Neves. MATSUMOTO, Patrícia Helena Vivian Ribeiro. O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação (FaE/PPGE/UFPel), Pelotas 30: 187-199, jan/junho 2008. Disponível em: Acesso em: nov.2015.
  • [14] FARINA, Modesto; PEREZ, Clotilde; BASTOS, Dorinho. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2006.
  • [15] FRASER, Tom; BANKS, Adam. O guia completo da cor. 2 ed.São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
  • [16] LINS, Guto. Livro Infantil? Projeto gráfico, metodologia, subjetividade. São Paulo: Edições Rodari, 2002.
  • [17] LOURENÇO, Daniel Alvares. Tipografia para livro de Literatura Infantil: Desenvolvimento de um guia com recomendações tipográficas para designers. Pós-graduação em Design, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011. Disponível em: < ! ! ! ! http://dspace.3sl.ufpr .br/dspace/bitstream/handle/1884/26092/TIPOGRAFIA%20P ARA%20LIVRO%20INFANTIL%20Desenvolvimento%20de%20um%20guia%20com %20recomendacoes%20tipograficas%20paa%20designers.pdf?sequence=1.> Acesso em Nov 2015. !
  • [18] NECYK, Barbara Jane. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 2007. Dissertação (Mestrado em Design). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
  • [19] NIKOLAJEVA, Maria. SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: Palavras e Imagens. How Picturesbooks Work. Tradução Cid Knipel. São Paulo, Cosac Naify, 2001.
  • [20] NODELMAN, Perry. Words about Pictures: The Narrative Art of Children ́s Picture Books. Athens: University of Georgia Press, 1988.
  • [21] PRÓ-LIVRO, Instituto. Retratos da Leitura no Brasil, 2011. Disponível em: < http://anl.org.br/web/pdf/retratos_da_leitura_no_brasil.pdf > Acesso em 17 Out. 2015.
  • [22] SANTOS, Luís Sérgio. Tipografia e Legibilidade: O desafio da mediação visual no texto escrito 2013. Disponível em:
  • [23] O_DA_MEDIA%C3%87%C3%83O_VISUAL_NO_TEXTO_ESCRITO_FULL_TE XT > Acesso em 17 Out. 2015.
  • [24] SARAMAGO, Sílvia Sara Sousa. Metodologias de pesquisa empírica com crianças. Sociologia, Problemas e Práticas. Lisboa, no.35, p.9-29, abr. 2001.
Como citar:

CASAGRANDE, Lariane; LONDRINA, Rosane Fonseca de Freitas Martins; TOZATTI, Danielle de Marchi; "DESIGN EDITORIAL INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA", p. 1039-1049 . In: Anais do XI Seminário de Pesquisa em Ciencias Humanas [=Blucher Social Science Proceedings, n.4 v.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2359-2990, DOI 10.5151/sosci-xisepech-gt11_146

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações