Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E TERRITÓRIO: ESTUDO DE INICIATIVAS DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA GASTRONÔMICA

Krucken, Lia ; Miranda de Oliveira, Paulo ; Silva, Elisangela Batista da ; Ibarra, María Cristina ; Silva, Andre C. M. ; Luz, Daniela ; Bellardi, Ravi ;

Artigo:

O objetivo desse artigo é identificar possíveis ações e estratégias do design na valorização do território e dos recursos relacionados à gastronomia regional, no contexto da Economia Criativa, a partir da seleção e análise de um conjunto de iniciativas. Inicialmente apresenta-­‐se o referencial teórico que fundamenta as discussões em torno das contribuições do design para a valorização do território. São apresentadas e analisadas quatro iniciativas: Instituto Atá, no Brasil, La Jeune Rue, na França, Grandma’s Design, na Holanda, e Eataly, de origem Italiana. O resultado obtido a partir da análise é um conjunto de potenciais focos de atuação do designer na valorização da cultura gastronômica do território.

Artigo:

The aim of this paper is to identify possible design actions and strategies in the valorization of territory and its local gastronomy resources in the context of creative economy, based on the selection and analysis of some particular initiatives. Firstly, we present the theoretical framework that underlies the discussions about the contributions of design in territory valorization. Four initiatives are presented and analyzed: ATÁ Institute, in Brazil, La Jeune Rue, in France, Grandma’s Design, in the Netherlands, and Eataly, from Italy. The result obtained from the analysis is a set of potential focuses where designers could act in relation to the gastronomic culture valorization of a territory.

Palavras-chave: design e território, gastronomia, economia criativa, projetos colaborativos., design and territory, gastronomy, creative economy, colaborative projects.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00915

Referências bibliográficas
  • [1] ATALA, Alex. Site do Instituto ATÁ. Disponível em: Andlt;http://www.institutoata.org.brAndgt;. Acesso em: Andlt;17 de março de 2014Andgt;
  • [2] BARRETO, Luiz. Economia Criativa e a Copa do Mundo. In: OBJETO BRASIL. Um novo Olhar Sobre o Design Brasileiro. São Paulo: Senai-­‐SP editora; Associação Objeto Brasil, 201
  • [3] BELLARDI, R.; KRUCKEN, L.; MORAES, D. 2010. Valorização de Produtos do Setor de Laticínios do Território de Minas Gerais através do Design: uma Pesquisa Exploratória. Fórum das Américas: Leite e Derivados – 8° Congresso Internacional do Leite. Juiz de Fora, 2010.
  • [4] EATALY. Site da Eataly. Disponível em Andlt;http://www.eataly.comAndgt;. Acesso em: Andlt;20 de março de 2014Andgt;
  • [5] FRANZATO, C.; KRUCKEN, L. ; REYES, P. B. 2013. Design for territorial development in emerging economies: Brazilian experiences of research and teaching. Strategic Design Research Journal, v. 6, p. 11-­‐19, 2013.
  • [6] GRANDMA’S design. Site do Grandma’s Design. Disponível em: http://www.grandmasdesign.com Acesso em 13 de Maio de 2014
  • [7] HOWKINS, John. Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M.Books do Brasil, 2013.
  • [8] NACCACHE, Andréa. Criatividade Brasileira: Alex Atala, Fernando e Humberto Campana, Jum Nakao: gastronomia, design, moda. Barueri: Manole, 2013.
  • [9] KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Nobel, 200
  • [10] KRUCKEN, L.; BRITTO, A. M.; FRANZATO, C. 2013. Strategic Design Applied to Terroirs. A Co-­‐Design Experience Aimed at Adding Value to a Brazilian Genuine Local Cheese. In Proceedings 2nd International Conference Agrindustrial Design. Izmir: Izmir Economics University, v. 1. 2013. p. 199-­‐212.
  • [11] LA JEUNE rue. Disponível em: http://lajeunerue.com/ Acesso em 13. Mar. 2014.
  • [12] LA JEUNE rue paris gastronomy village by Cedric Naudon and powerhouse line-­‐up of designers. Disponível em: http://www.designboom.com/design/la-­‐jeune-­‐rue-­‐paris-­‐ gastronomy-­‐village-­‐by-­‐cedric-­‐naudon-­‐and-­‐powerhouse-­‐line-­‐up-­‐of-­‐designers-­‐01-­‐27-­‐ 2014/ Acesso em 08 de mar. 2014.
  • [13] LAVALLE, Rodrigo. Paris e seu projeto ambicioso gastronômico/design “La Jeune Rue”. Disponível em: Andlt;http://www.conexaoparis.com.br/2014/02/27/paris-­‐e-­‐seu-­‐projeto-­‐ ambicioso-­‐gastronomicodesign-­‐la-­‐jeune-­‐rue/Andgt; acesso em 8 de Mar. 2014
  • [14] PRESENTATION du Projet la Jeune Rue. Disponível em: Andlt;http://www.saywho.fr/mondanites/3342/presentation-­‐du-­‐projet-­‐la-­‐jeune-­‐ rue/172971Andgt; Acesso em 08 mar. 2014
  • [15] ZARA, Janelle. La Jeune Rue, une rue design à Paris. Blouin Artinfo. Disponível em http://fr.blouinartinfo.com/news/story/1004887/la-­‐jeune-­‐rue-­‐une-­‐rue-­‐design-­‐a-­‐paris acesso em 08 de mar. 2014
Como citar:

Krucken, Lia; Miranda de Oliveira, Paulo; Silva, Elisangela Batista da; Ibarra, María Cristina; Silva, Andre C. M.; Luz, Daniela; Bellardi, Ravi; "DESIGN E TERRITÓRIO: ESTUDO DE INICIATIVAS DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA GASTRONÔMICA", p. 970-979 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00915

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações