Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E PRODUÇÃO DE PROTÓTIPO DE MOBILIÁRIO PÚBLICO A PARTIR DA ANÁLISE DE DEMANDA DOS USUÁRIOS

Barata, Tomás Queiroz Ferreira ; Matos, Isabella Martino ;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta o processo de projeto e a produção de protótipo de mobiliário público em escala reduzida enfatizando a análise da demanda e o desenvolvimento do design centrado no usuário. A metodologia aplicada no estudo dividiu-se em: a) análise do perfil dos usuários; b) qualificação do espaço público; c) realização de dinâmicas com os usuários; d) atividade projetiva considerando definição de diretrizes, geração e seleção de alternativas e modelagem paramétrica e; e) produção de protótipo em escala reduzida. Os resultados apresentados são informações sobre o perfil dos usuários, dados sobre a qualificação do ambiente, resultados de dinâmicas com os usuários e o registro do processo de projeto e produção do protótipo de mobiliário público.

Artigo Completo:

Palavras-chave: mobiliário; espaços públicos; design centrado no usuário;design participativo.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0389

Referências bibliográficas
  • [1] GATTI, Simone. Espaços Públicos: Diagnóstico e metodologia de projeto. São Paulo: ABCP, 2013.
  • [2] MORAES, Dijon de. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [3] OSGOOD, Charles E;SUCI, George J; Tannenbaum, Percy.The Measurement of Meaning. Illinois: University of Illinois, 1957.
Como citar:

Barata, Tomás Queiroz Ferreira; Matos, Isabella Martino; "DESIGN E PRODUÇÃO DE PROTÓTIPO DE MOBILIÁRIO PÚBLICO A PARTIR DA ANÁLISE DE DEMANDA DOS USUÁRIOS", p. 4517-4526 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0389

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações