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DESIGN E O PERCURSO FEMINISTA: O COLETIVO GRÁFICO FEMININO DE CHICAGO

Barros, Roberta Coelho ; Lima, Paula Garcia ; Sehn, Thaís Cristina Martino ;

Resumo:

Este trabalho visa estudar o design gráfico como uma ferramenta de expressão visual que reflete o contexto no qual está inserido. Neste caso, é analisada a força persuasiva dos cartazes do Coletivo Gráfico Feminino de Chicago durante a segunda onda do movimento feminista. Através da análise das peças "Women are not chicks" e "Sisterhood is blooming", a partir de Jolly (1996), busca-se compreender o design enquanto vestígio material que permite observações de outros tempos. Assim, percebe-se a relação entre os elementos gráficos utilizados nos cartazes e os propósitos feministas daquele contexto, que questionavam as divisões de gênero e a desigualdade entre os sexos.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: Design Gráfico; Feminismo; Cartaz; Chicago Women’s Graphic Collective,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0325

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Como citar:

Barros, Roberta Coelho; Lima, Paula Garcia; Sehn, Thaís Cristina Martino; "DESIGN E O PERCURSO FEMINISTA: O COLETIVO GRÁFICO FEMININO DE CHICAGO", p. 3795-3805 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0325

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