Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E MÍDIA: ANÁLISE DAS ILUSTRAÇÕES DE ALCEU PENNA NA REVISTA “O CRUZEIRO” COMO REFERÊNCIA DE MODA NA DÉCADA 1950

Oliveira, Jessica Tavares de ; Tolentino, Maria Alice Gonçalves Oliveira Rocha ; Melo, Michelle Mariano ; Bessa, Rodrigo ; Silva, Vanessa de Souza ;

Artigo Completo:

O presente artigo investiga a ilustração de moda na revista “O Cruzeiro” produzida por Alceu Penna através do estudo das imagens e textos da coluna. O ilustrador após abandonar o curso de arquitetura, concentra-se em sua habilidade artística, e se destaca em um dos maiores meios de comunicação daquele período. A pesquisa analisa os textos integrados às imagens da coluna, e se os impressos causaram alguma mudança de comportamento no público feminino em uma sociedade patriarcal. O design de moda, os costumes da década 1950 e a mídia impressa são analisadas. Com essas informações, foi possível averiguar as referências das “Garotas do Alceu” na coluna da revista “O Cruzeiro” no cotidiano das mulheres da época.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Revista O Cruzeiro; Mídia Impressa; Design; Ilustração de Moda; Alceu Penna,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0304

Referências bibliográficas
Como citar:

Oliveira, Jessica Tavares de; Tolentino, Maria Alice Gonçalves Oliveira Rocha; Melo, Michelle Mariano; Bessa, Rodrigo; Silva, Vanessa de Souza; "DESIGN E MÍDIA: ANÁLISE DAS ILUSTRAÇÕES DE ALCEU PENNA NA REVISTA “O CRUZEIRO” COMO REFERÊNCIA DE MODA NA DÉCADA 1950", p. 3535-3551 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0304

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações