Poster Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E LOGÍSTICA REVERSA NA EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS AIAM

Calado, Isabel Almeida ; Bezerra, Riphate Pinheiro ; Clementino, Thamyres Oliveira ; França, Marconi Luiz ;

Poster Completo:

O presente trabalho baseado em um estudo de caso realizado na empresa de móveis planejados situada na cidade de Campina Grande/PB, Móveis AIAM Indústria e Comércio LTDA (AIAM), tendo como objetivo adequar seus produtos aos conceitos de sustentabilidade. Sendo assim o projeto têm como finalidade desenvolver uma mesa de estudos de acordo com os requisitos de sustentabilidade e do Ecodesign. A escrivaninha desenvolvida utilizou a madeira em MDF, matéria prima utilizada pela própria empresa, porém retirando todos os componentes e partes metálicas existentes, podendo ser facilmente montada e desmontada permitindo a troca das peças que um dia poderão danificar-se. A escrivaninha foi escolhida devido a sua estrutura, que permite fácil acesso a montagem e mudança de implementos, tornando mais acessível à substituição das peças metálicas por sistemas de encaixe. Pelo fato do foco do produto a ser desenvolvido ser sustentabilidade aplicou-se a análise de projeto com base nos métodos vistos no livro de Dijon (2010). Baseando-se nas informações adquiridas sobre a empresa e na necessidade de se conhecer os problemas e o processo de fabricação dos móveis, realizamos um questionário semiestruturado. Após as pesquisas concluímos que a empresa não possuia desperdícios já que tudo era reaproveitado, pois as sobras de madeira maiores, eles utilizam para fabricar móveis menores, as que não possibilitam isso, são picadas e utilizadas para fabricação de colchões e o pó que devindo do corte do MDF é revendido para outra empresa. Então os únicos problemas analisados em relação a sustentabilidade é a utilização de partes e componentes metálicos que estão presente em todos os móveis, a realização de pintura em UV que é prejudicial a natureza quando o móvel é descartado e a não realização da logística reversa. Os conceitos que se encontram foram desenvolvidos a partir das pesquisas e dos requisitos e parâmetros realizados. Apesar de todos os conceitos desenvolvidos atenderem aos requisitos do projeto, o conceito 3 foi o escolhido, pois seu material foi reduzido.

Poster Completo:

Palavras-chave: Sustentabilidade, Móveis Planejados, EcoDesign, Encaixe, Madeira,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0470

Referências bibliográficas
  • [1] ANTONIO, Marco; LIMA, Magalhães. Introdução aos Materiais e Processos para Designers. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2006
  • [2] LEFERI, Chris. Como se Faz: 82 Técnicas de Fabricação Pra Designers de Produto. Editora Blucher, 2010
  • [3] DE MORAIS, Dijon. Metaprojeto: O Design do Design. Editora Blucher, 2010
  • [4] FUENTES, Manuel. Ecohouse: A casa ambientalmente sustentável. Editora Bookman, 2013
Como citar:

Calado, Isabel Almeida; Bezerra, Riphate Pinheiro; Clementino, Thamyres Oliveira; França, Marconi Luiz; "DESIGN E LOGÍSTICA REVERSA NA EMPRESA DE MÓVEIS PLANEJADOS AIAM", p. 5477-5488 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0470

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações