Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E ILUSTRAÇÃO: A FRAGILIDADE DA FORMAÇÃO DE ILUSTRADORES NO BRASIL

Nogueira, Mônica Lopes ; Couto, Rita Maria de Souza ; Ribeiro, Flávia Nízia da Fonseca ;

Artigo Completo:

O presente artigo tem como objetivo trazer à discussão a demanda dos alunos que querem ser ilustradores e que, sem nenhuma formação acadêmica para a área, acabam ingressando em sua maioria, no design. Esse dado é apresentado através do resultado de questionário realizado em vários grupos de discussão on-line em âmbito nacional e que estão relacionados ao tema. Através dessa pesquisa, foi verificado que poucos são aqueles que se sentem satisfeitos com a graduação escolhida. Além disso, atualmente, é possível perceber que alguns cursos de design oferecem graduações tecnológicas que anunciam em sua denominação a Ilustração, porém se analisadas as grades curriculares, basicamente não há muitas disciplinas que aprofundam realmente a área. Ao longo do texto é apresentada também as fragilidades no cenário brasileiro para a formação de ilustradores, atividade que não faz parte ainda da lista de profissões do Ministério do Trabalho. Os dados aqui apresentados fazem parte de uma pesquisa em andamento de doutorado em design, que busca estabelecer quais assuntos são pertinentes à formação de um ilustrador.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Ilustração; Ilustrador; Formação acadêmica.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0247

Referências bibliográficas
  • [1] ABIPRO. Documento de Análise para Regulamentação e Reconhecimento da Profissão de Ilustrador no Brasil (Dossiê Ilustração). Disponível em: . Último acesso em: 03 jun 2016.
  • [2] ANTUNES, Ricardo. Guia do ilustrador. Disponível em: http://www.guiadoilustrador.com.br/>. Último acesso em: 03 jun 2016.
  • [3] SIB et al. Disciplina Ilustração nos cursos superiores de comunicação: uma recomendação. Disponível em: < http://www.tupixel.com.br/disciplina/recomendacao.pdf>. Último acesso em: 05 jun 2016.
Como citar:

Nogueira, Mônica Lopes; Couto, Rita Maria de Souza; Ribeiro, Flávia Nízia da Fonseca ; "DESIGN E ILUSTRAÇÃO: A FRAGILIDADE DA FORMAÇÃO DE ILUSTRADORES NO BRASIL", p. 2882-2893 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0247

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações