Poster Resumo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN E EMBALAGENS BIOATIVAS: REVESTIMENTO COMESTÍVEL PARA MORANGO (FRAGARIA ANANASSA) A PARTIR DE QUITOSANA RETICULADA

Trindade, Clara de Melo ; Ayres, Eliane ;

Poster Resumo:

Atendendo a demanda dos consumidores em obter alimentos com maior qualidade e uma necessidade ambiental na redução dos resíduos de embalagens descartáveis, o design de embalagens tem ganhado maior atenção nos últimos anos por prolongar a vida de prateleira dos alimentos, manter a qualidade no interior do produto e possuir características biodegradáveis e antimicrobianas. Este projeto visa obter e analisar filmes bioativos comestíveis para recobrimento de morangos baseados em quitosana e ácidos carboxílicos. Os filmes serão caracterizados quanto ao aspecto visual, a sua hidrofilicidade, e ao grau de inchamento em água, além de comparar a alteração de cor de morangos sem recobrimento (controle) e revestidos com filmes de quitosana utilizando colorímetro de coordenadas RGB. O estudo visa demonstrar que o processo de senescência dos morangos revestidos é mais lento do que aquele na fruta controle. Com essa pesquisa é possível demonstrar que o design aliado à ciência de materiais é uma ferramenta importante que pode contribuir para melhorar a relação com os consumidores e a vida útil dos alimentos.

Poster Resumo:

Palavras-chave: morango, quitosana, armazenamento, filmes comestíveis, embalagem ativa,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0487

Referências bibliográficas
Como citar:

Trindade, Clara de Melo; Ayres, Eliane; "DESIGN E EMBALAGENS BIOATIVAS: REVESTIMENTO COMESTÍVEL PARA MORANGO (FRAGARIA ANANASSA) A PARTIR DE QUITOSANA RETICULADA", p. 5534 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0487

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações